Esta é uma versão desatualizada publicada em 2016-02-17. Leia a versão mais recente.

O curso de curta duração como ferramenta preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Autores

  • Francílio de Amorim dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri.

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca201503%25p1809

Palavras-chave:

Curso de extensão. Avaliação Nacional. IFPI / Campus Piripiri.

Resumo

O presente estudo diz respeito à execução de projeto de extensão que objetivou incentivar os alunos a desenvolver disciplina em seus estudos e melhorar seu desempenho discente, preparando-o para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Foram ofertadas 30 vagas para o curso preparatório voltado para ENEM, entretanto foram preenchidas apenas 17. Os questionários aplicados aos discentes apontam que 72,7% tinham entre 18 a 21 anos de idade. Dentre os cursos de Ensino Médio Integrado aos Técnicos ofertados pelo IFPI/Campus Piripiri, 70,6% dos discentes estavam cursando o 4º Ano, enquanto que 47% e 47% pertenciam, respectivamente, ao curso de Administração e Comércio. Segundo os alunos, sua motivação para participação no referido curso deu-se devido sua busca por melhor preparação para a prova do ENEM. Os mesmos aprovaram em 72,8% o curso preparatório e 90,9% apontaram como ótimo a excelente o material distribuído para seu uso durante o curso. Por sua vez, os docentes das disciplinas tiveram 100% de aprovação nas classes ótima a excelente. A excelência dos docentes, em ministrar os conteúdos de forma dinâmica, clara e objetiva, foi apontado como um dos pontos positivos. Em termos gerais, o curso preparatório para o ENEM atingiu seus objetivos, pois incentivou os discentes a disciplinarem-se para estudo e prepara-los para o Exame Nacional do Ensino Médio. Desse modo, atividades que tenha o mesmo viés desta deverão ser executadas almejando o melhor preparo discente para o ENEM.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2015.ano2n3.p72-80.1809

Biografia do Autor

Francílio de Amorim dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri.

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2007); Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2010); Especialista em Docência do Ensino Superior e em Gestão Ambiental e Ecoturismo pela Faculdade Montenegro (2009); Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2015). É Revisor da Revista Eletrônica Caderno de Geografia, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente, faz parte do Grupo de Pesquisa em Geografia Física, da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência em estudos sobre degradação/desertificação, bacias hidrográficas e ensino de ciências, com publicações de manuscritos completos em periódicos e em anais de eventos. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri, Classe D III, Nível I, em regime de Dedicação Exclusiva. Tem interesse nas temáticas sobre Degradação/Desertificação, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Bacias Hidrográficas e Ensino de Ciências.

Publicado

2016-02-17

Versões

Como Citar

dos Santos, F. de A. (2016). O curso de curta duração como ferramenta preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (3). https://doi.org/10.35700/ca201503%p1809

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)