O território como base para a intervenção em saúde
DOI:
https://doi.org/10.35700/ca20150248-561512Palavras-chave:
Territorialidade, Atenção primária à saúde, Saúde da Família.Resumo
Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, ancorada na Teoria de Intervenção Práxica de Enfermagem em Saúde Coletiva (TIPESC). O objetivo deste trabalho é descrever o território de uma Unidade de Saúde de Estratégia de Saúde da Família, situada na região norte do município de Curitiba, nas dimensões histórica, político, geográfico e administrativa como base para intervenção em saúde. O território pode ser visto como processo dinâmico de relações e expressões do processo saúde-doença. O resultado permitiu avaliar este processo, por meio dos determinantes de saúde encontrados, como moradia precária, falta de asfalto/esgoto, dificuldade de acesso ao ensino, entre outros. Avançar na apropriação do território a partir de uma análise da situação de vida e saúde da população, permitirá elaborar um projeto de intervenção em saúde para a transformação da realidade ali encontrada.
DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2015.ano2n2.p48-56.1512
Arquivos adicionais
Publicado
Versões
- 2021-10-15 (2)
- 2014-10-17 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.