As práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos: uma revisão de literatura
Resumo
Este estudo apresenta resultados de uma revisão da literatura, que teve como objetivo identificar publicações científicas realizadas sobre a Educação de Jovens e Adultos e suas Práticas Pedagógicas. A realização da revisão da literatura busca contribuir com novos debates sobre o tema pesquisado, compreendendo que estes compõem um contexto histórico e um conhecimento já produzido e acumulado para a construção de novas análises necessárias à compreensão do tema. Como procedimento metodológico, fez-se uma pesquisa qualitativa e exploratória do tipo bibliográfica no sítio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BTD da CAPES) no período de 2014 a 2017, dada a sua relevância no cenário da pesquisa nacional com produções em nível de mestrado e doutorado. Selecionaram-se os trabalhos por meio dos títulos e em seguida fez-se a leitura dos resumos e das palavras-chave. O resultado desse estudo aponta um número inexpressivo de trabalhos que se dedicam a compreender em alguma medida as práxis na Educação de Jovens e Adultos, o que sinaliza a necessidade de produções acadêmicas para essa modalidade educacional. Entende-se que este tipo de estudo se constitui como um lócus profícuo de conhecimento.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Revisão de Literatura. Prática Pedagógica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 EJA em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).