CONSIDERAÇÕES SOBRE A EVOLUÇÃO DA META NOVE DO ATUAL PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O DESMONTE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Plano Nacional de Educação, Precarização da EJA.

Resumo

Por meio do exame da meta nove do atual Plano Nacional de Educação (PNE), assim como da evolução da oferta e da demanda para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), observa-se a tendência histórica recente de retração-estagnação das matrículas e das instituições para a efetivação dessa modalidade de ensino, mesmo com ampla quantidade de sujeitos históricos acima de 15 anos sem a escolaridade básica em nosso país. Neste intento, objetivamos examinar a evolução da EJA após a institucionalização do atual PNE, procurando evidenciar discrepâncias entre o prescrito e o efetivado, acenando para o provável desmonte por meio da avaliação das intencionalidades do atual bloco no poder. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo bibliográfico-documental, não descartando fatos e análises pretéritas para maior solidez argumentativa. Como resultado preliminar, podemos afirmar que, em decorrência do escasso financiamento em tempos de ajuste fiscal, a EJA atravessa uma redefinição precária por meio do incremento da certificação, inexorável da exclusão de jovens, adultos e idosos pela reduzida capilaridade ante a demanda. 

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Plano Nacional de Educação. Precarização da EJA. 

Biografia do Autor

Rodrigo Coutinho Andrade, DEGEO-GTPS/IM-UFRRJ

Professor do Departamento de Geografia do IM-UFRRJ. Doutor em Educação pelo PPGEduc-UFRRJ. Membro do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Política e Sociedade.

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

POLÍTICAS PÚBLICAS