PROMOVENDO A INSERÇÃO SOCIAL DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN: UM RELATO DE PESQUISA SOBRE AS REDES DE APOIO PARA JOVENS E ADULTOS EM BARCELONA

Autores/as

Resumen

Este relato tem como objetivo apresentar uma experiência de pesquisa qualitativa realizada na Fundação Catalana de Síndrome de Down (FCSD), desenvolvida a partir de uma investigação em formato de cooperação internacional entre as Universidades Feevale (Brasil) e UAB (Catalunha). A Fundação em questão apresenta sua proposta como sendo centrada na melhoria da qualidade de vida de pessoas com Síndrome de Down (SD). No decorrer do estudo, são apresentados os resultados das observações, bem como a maneira como se deu a construção da FCSD. Também são relatadas as estratégias de apoio que são oferecidas pela instituição para os jovens e adultos. Com isso, pretende-se contribuir para que as pessoas adultas com SD e outras Dificuldades Intelectuais (DI) tenham um protagonismo em estudos da área.                         

Palavras-chave: Inclusão. Síndrome de Down. Vida independente. FCSD.

Biografía del autor/a

Daiane Rodrigues de Almeida , Almeida

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela FEEVALE, Bacharel Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade LaSalle, Mestre em Reabilitação e Inclusão pelo Centro Metodista IPA, Especialista em Transtornos do Desenvolvimento pela UFRGS. Realizou Pós-Doutorado com pesquisa em formato de cooperação internacional entre as universidades Feevale(Brasil) e UAB(Espanha) voltada à análise das redes de apoio para jovens e adultos com Dificuldade Intelectual. Atualmente coordena o projeto "O Jovem com Dificuldade Intelectual na Universidade"que preparar os jovens e as famílias para o mercado de trabalho e a ampliação da autonomia.Tem experiência na área de alfabetização e letramento, envolvendo prevenção e intervenção nas dificuldades de aprendizagem. Atua principalmente nos seguintes temas: Mediação da aprendizagem, Síndrome de Down e Inclusão. Atende em consultório clínico particular na cidade Porto Alegre/RS.

José Maria Sanahuja Gavaldà, Universidad Autónoma de Barcelona

PhD, Filosofia i lletres (Education), Professor of the Department of Applied Pedagogy, Universitat Autònoma de Barcelona; Coordinator of Master in Psychopedagogy, Coordinator of Master in Support for Social and Educational Inclusion, Barcelona, Spain

Rosemari Lorenz Martins, Feevale

Graduada em Letras - Português/Alemão (1993) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em Pedagogia (2021) pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro; Especialista em Linguística do Texto (1996) pela Unisinos e em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021) e em Neuropsicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo; Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração Semiótica (1999), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é coordenadora e professora permanente do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e professora do curso de Letras da Universidade Feevale. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e Informática na Educação. Tem experiência na área de Letras e na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, aquisição da linguagem e letramento, inclusão escolar e variação linguística e ensino

Publicado

2025-05-16

Número

Sección

RECONHECIMENTO DE SABERES