PROMOVENDO A INSERÇÃO SOCIAL DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN: UM RELATO DE PESQUISA SOBRE AS REDES DE APOIO PARA JOVENS E ADULTOS EM BARCELONA

Authors

Abstract

This report aims to present a qualitative research experience carried out at the Catalana Foundation for Down Syndrome (FCSD), developed from a research in an international cooperation format between the Universities Feevale (Brazil) and UAB (Catalunya). The Foundation in question presents its proposal as being focused on improving the quality of life of people with Down Syndrome (DS). During the study, the results of the investigation are presented, as well as the way in which the FCSD was built. The support strategies offered by the institution for young people and adults are also reported. With this, it is intended to contribute so that people, adults, with DS and other Intellectual Disabilities (ID) have a leading role in studies in the area.

Author Biographies

Daiane Rodrigues de Almeida , Almeida

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela FEEVALE, Bacharel Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade LaSalle, Mestre em Reabilitação e Inclusão pelo Centro Metodista IPA, Especialista em Transtornos do Desenvolvimento pela UFRGS. Realizou Pós-Doutorado com pesquisa em formato de cooperação internacional entre as universidades Feevale(Brasil) e UAB(Espanha) voltada à análise das redes de apoio para jovens e adultos com Dificuldade Intelectual. Atualmente coordena o projeto "O Jovem com Dificuldade Intelectual na Universidade"que preparar os jovens e as famílias para o mercado de trabalho e a ampliação da autonomia.Tem experiência na área de alfabetização e letramento, envolvendo prevenção e intervenção nas dificuldades de aprendizagem. Atua principalmente nos seguintes temas: Mediação da aprendizagem, Síndrome de Down e Inclusão. Atende em consultório clínico particular na cidade Porto Alegre/RS.

José Maria Sanahuja Gavaldà, Universidad Autónoma de Barcelona

PhD, Filosofia i lletres (Education), Professor of the Department of Applied Pedagogy, Universitat Autònoma de Barcelona; Coordinator of Master in Psychopedagogy, Coordinator of Master in Support for Social and Educational Inclusion, Barcelona, Spain

Rosemari Lorenz Martins, Feevale

Graduada em Letras - Português/Alemão (1993) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em Pedagogia (2021) pelo Centro Universitário Ítalo-Brasileiro; Especialista em Linguística do Texto (1996) pela Unisinos e em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2021) e em Neuropsicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo; Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração Semiótica (1999), pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é coordenadora e professora permanente do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e professora do curso de Letras da Universidade Feevale. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais e Informática na Educação. Tem experiência na área de Letras e na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, aquisição da linguagem e letramento, inclusão escolar e variação linguística e ensino

Published

2025-05-16

Issue

Section

RECONHECIMENTO DE SABERES