TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: APROPRIAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Kamylla Pereira Borges Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG/ Campus Anápolis
  • Cláudia Helena Dos Santos Araújo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás- IFG/Campus Anápolis
  • Érika Marinho Witeze Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás- IFG/Campus Anápolis
  • Wilian Cândido Corrêa Faculdade Católica de Anápolis

Palavras-chave:

Tecnologias. Prática pedagógicas. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

 A relação entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a apropriação das tecnologias é complexa, pois os alunos da EJA advêm da classe trabalhadora e foram constituídos por um processo histórico de marginalização e exclusão social. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas de docentes da EJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/Campus Anápolis-GO. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, descritiva e analítica fundamentada nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. A pesquisa utilizou como instrumento para organização dos dados um questionário proposto para 26 professores da EJA do campus. Os resultados demonstraram que muitos dos professores ainda possuem uma visão restrita sobre a contribuição das TIC para sua prática docente associando-as a uma visão instrumental de tecnologia. Para ir além dessa concepção, as TIC devem ser compreendidas como elementos mediadores da relação entre o sujeito e o mundo, contribuindo para inserção dos alunos da EJA de maneira consciente e crítica na sociedade. Dessa forma, as provocações e esclarecimentos trazidos por essa pesquisa, caminham na direção do estímulo à articulação da formação na EJA com as TIC, já que estas podem representar um dos instrumentos que contribuirão para que sejam construídas formas de garantia do exercício da cidadania e do acesso à produção do conhecimento por esses sujeitos.

Biografia do Autor

Kamylla Pereira Borges, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG/ Campus Anápolis

Graduada em Pedagogia, Bacharel em Fisioterapia, Mestre em Educação pela UFG, Doutora pela UnB, Docente do IFG/Campus Anápolis

Cláudia Helena Dos Santos Araújo, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás- IFG/Campus Anápolis

Graduada em Pedagogia pela UEG, Mestre em Educação pela PUC - GO e Doutora em Educação pela PUC-GO. Docente do IFG/Campus Anápolis

Érika Marinho Witeze, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Goiás- IFG/Campus Anápolis

Graduada em Pedagogia, Mestre em Educação pela UFG, Docente do IFG/Campus Anápolis

Wilian Cândido Corrêa, Faculdade Católica de Anápolis

Graduado em Pedagogia, Mestre em Educação pela UFG

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Publicado

2019-06-18

Edição

Seção

TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS