A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EJA: SABERES, FAZERES E PRÁTICAS
Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos. Práticas pedagógicas. Saberes.Resumen
Este artigo apresenta resultados preliminares de um estudo exploratório realizado em 2016/2017 junto apedagogos que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fase I, em escolas públicas da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Este estudo busca identificar saberes, fazeres e práticas de pedagogos nessa modalidade, a partir de suas narrativas. A pesquisa se inscreve numa abordagem qualitativa (ANDRÉ, 1995; OLIVEIRA, 2012), com aplicação de questionários. Os autores Haddad (2001) e Di Pierro, Jóia e Ribeiro (2001) respaldam a revisão sobre a EJA. Os autores Sá (1997, 2000, 2012), Libâneo (2002, 2004, 2012), Pimenta (2002) e Franco (2012) fundamentam estudos sobre a Pedagogia. Segundo os autores citados há lacunas no trato de tais especificidades na formação inicial e continuada de pedagogos e docentes, implicando ao pedagogo da EJA um papel formativo na organização do trabalho pedagógico. A investigação procurou desvelar saberes pedagógicos e científicos, bem como, conhecimentos específicos sobre a EJA. Explicitou questões sobre a formação inicial do pedagogo para atuar na EJA; Apontou a pesquisa para a necessidade de formação continuada do pedagogo que atua na EJA; Sobre a importância da formação continuada articulada e organizada pelo pedagogo junto aos professores que atuam na EJA; Por fim, a investigação procurou catalogar os saberes, fazeres e práticas do pedagogo que vem atuam na modalidade de EJA na rede pública de ensino.
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