A produção de HQs como estratégia de ensino de História na EJA
Palabras clave:
EJA. HQs. Paulo Freire.Resumen
Esse artigo é fruto de um trabalho desenvolvido junto aos alunos do ensino médio da EJA do Colégio Estadual do Espírito Santo, do município de Vitória. Os discentes foram orientados a criarem HQs a partir de determinados temas históricos. O objetivo foi o de qualificar as aulas de História, tornando-as mais atraentes para os alunos desta modalidade de ensino. Os dados foram analisados à luz de diversos autores que versam sobre temas como a ludicidade na sala de aula, o estímulo ao pensamento crítico, a relação com a realidade do estudante e a visão do ensino enquanto experiência compartilhada. Foi constatado que a produção das HQs não só promoveu um maior interesse dos alunos pelas aulas como também levou-os a um pensamento crítico sobre sua própria realidade.
Citas
FREIRE, P. Educação e mudança. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
______________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
_____________. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
KARNAL, L. (org.). História na sala de aula. Conceitos, práticas e propostas. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
MACHADO, M. M. Formação de professores para EJA: uma perspectiva de mudança. Revista Retratos da Escola, v. 2, n. 2-3, p. 161-174, jan./dez. 2008.
NETO, J. A. de F. A transversalidade e a renovação no ensino de história. In.: KARNAL, L. (org.) História na sala de aula. Conceitos, práticas e propostas. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
PINSKY, J.; BASSANEZI, P. Por uma História prazerosa e consequente. In.: KARNAL, L. (org.) História na sala de aula. Conceitos, práticas e propostas. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
RAMOS, P. Histórias em quadrinhos: gênero ou hipergênero? Estudos Linguísticos, São Paulo, n. 38 (3), p. 355-367, set./dez. 2009.
RUIZ, R. Novas formas de abordar o ensino de história. In.: KARNAL, L. (Org.) História na sala de aula. Conceitos, práticas e propostas. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2015.
SANTOS, R. E. dos; VERGUEIRO, W. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. Eccos – Revista Científica, São Paulo, n. 27, p. 81-95, jan./abr. 2012.
VALE, A. M. do. Educação popular na escola pública. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
VYGOTSKY, L. S. A. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).