Razões do acesso e permanência na Educação de Jovens e Adultos em Moçambique

Autores/as

  • Cátia Torres Abú Pesquisadora sem vínculo

Palabras clave:

Acesso e permanência. Educação de jovens e Adultos. Programa de alfabetização regular.

Resumen

Este trabalho, resultado de uma dissertação de mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, tem como objetivo analisar as razões do acesso e permanência na Educação de Jovens e Adultos. A partir de uma abordagem qualitativa, através de um estudo de caso, a pesquisa buscou descrever e explicar o fenômeno da permanência de forma específica com o intento de se aproximar da realidade social diante das antigas e atuais produções sobre o assunto. Para este trabalho foram realizadas entrevistas compreensivas através de relatos de vida e o material analisado através da análise de conteúdo com base nos estudos de Triviños (1987), Dionne e Laville (1999). A pesquisa traz como um dos resultados a rejeição da percepção do senso comum que naturaliza o fenômeno da evasão ao atribuir aos alunos da EJA uma postura passiva e resignada. 

Biografía del autor/a

Cátia Torres Abú, Pesquisadora sem vínculo

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminenese - Niterói de Janeiro, Brasil e Licenciada em Planificação, Administração e Gestão da Educação.

Citas

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Publicado

2017-12-21

Número

Sección

CURRÍCULO