ESCOLA PAULO FREIRE: PESQUISA PARTICIPANTE E TEMA GERADOR - CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA POPULAR
Palabras clave:
Pesquisa Participante, Educação Popular, Autonomia, Reflexão, Ação, DiálogoResumen
Neste trabalho, nossa intenção é resgatar a experiência em educação de uma escola pública da periferia da cidade de Panambi, no estado do Rio Grande do Sul e socializá-la com educadores de todo país. A Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire embasa os conhecimentos a partir da realidade local contextualizada pelos sujeitos na pesquisa, para a construção do currículo, apoiando-se sempre na dialogicidade. Anualmente, os educadores realizam apesquisa de campo, Pesquisa Participante, com objetivo de conhecer a realidade dos educandos, eleger o Tema Gerador da Escola e organizar sua proposta de ensino. Esta proposta parte da realidade local contextualizada e dialoga com as necessidades da comunidade, a fim de que o educando desenvolva criticidade e autonomia, sendo capaz de agir e interferir na sua realidade. Representa uma atividade educativa de investigação, que gera reflexões e ações.Descargas
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