ESCOLA PAULO FREIRE: PESQUISA PARTICIPANTE E TEMA GERADOR - CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA POPULAR
Keywords:
Pesquisa Participante, Educação Popular, Autonomia, Reflexão, Ação, DiálogoAbstract
Neste trabalho, nossa intenção é resgatar a experiência em educação de uma escola pública da periferia da cidade de Panambi, no estado do Rio Grande do Sul e socializá-la com educadores de todo país. A Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire embasa os conhecimentos a partir da realidade local contextualizada pelos sujeitos na pesquisa, para a construção do currículo, apoiando-se sempre na dialogicidade. Anualmente, os educadores realizam apesquisa de campo, Pesquisa Participante, com objetivo de conhecer a realidade dos educandos, eleger o Tema Gerador da Escola e organizar sua proposta de ensino. Esta proposta parte da realidade local contextualizada e dialoga com as necessidades da comunidade, a fim de que o educando desenvolva criticidade e autonomia, sendo capaz de agir e interferir na sua realidade. Representa uma atividade educativa de investigação, que gera reflexões e ações.Downloads
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).