REFLEXÕES A PARTIR DE ARROYO

TRAJETÓRIAS HUMANAS E INUMANAS NA EJA

Autores

Resumo

Este relato de experiência tem por objetivo geral apresentar considerações sobre uma atividade proposta pelo Produto Educacional “Proeja em pauta: uma proposta de formação continuada de professores”, da pesquisa de mestrado intitulada “Ciclos dialógicos: fundamentos e perspectivas para implementação de um curso do Proeja no IFSP”, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT). Tratou-se de um encontro entre o professor Miguel Gonzalez Arroyo e os professores da instituição, que teve como assunto central da discussão a educação que deve ser ofertada aos jovens e adultos oriundos da classe trabalhadora. Dessa maneira, discutiu-se, entre outras questões, quem são os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir da concepção freiriana de sujeito, a importância da cultura atrelada aos conteúdos escolares, a necessidade de reformular os currículos da EJA, de modo que atendam às especificidades dos educandos e educandas oriundos/as da classe trabalhadora, a urgência em superar o olhar escolarizado sobre o/a estudante trabalhador/a e as concepções de educação popular. Essa prática visou a ampliar a compreensão do campo da EJA na perspectiva da educação emancipadora. Concluímos, a partir das reflexões apresentadas, que as concepções conservadoras de educação já não suprem as necessidades e direitos educacionais de nossos tempos, sendo necessário o desenvolvimento de práticas educativas mais justas e assertivas, para a garantia da educação dos/as trabalhadores/as que retornam às escolas pela EJA.  

DOI: https://doi.org/10.35700/2317-1839.2022.v11n19.3472

Biografia do Autor

Elzafran Santos Sousa Lourenço, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (IFSP)
E-mail: franlourenco1@gmail.com

Juliana Cristina Perlotti Piunti, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo

Professora de Sociologia no Instituto Federal de São Paulo - IFSP, campus Sertãozinho.  É Mestre e Doutora em Educação pela UFSCar. Atua como pesquisadora nas áreas de Sociologia da Educação, Políticas Educacionais e Estudos sobre a Docência.

Maria Beatriz Gameiro Cordeiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo

É doutora (2009) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, (UNESP/FCLAr - Araraquara), mestre e graduada em Letras (2002) pela mesma universidade e especialista em Educação a distância (UNISEB, 2010).

Downloads

Publicado

2022-12-04

Edição

Seção

FORMAÇÃO DE PROFESSORES