Colonialidade e politicamente correto:
A questão racial em livro didático da EJA
Resumo
RESUMO
Este artigo original tem como tema central as relações étnico-raciais nos livros didáticos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo geral é interrogar como tais questões são tratadas em um livro didático de Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Machado/MG. De cunho predominantemente qualitativo, a pesquisa que resultou neste artigo, utilizou-se da pesquisa documental como principal técnica de coleta de informações, tendo como referências teóricas os estudos de Aníbal Quijano sobre colonialidades do saber e do poder e de Silvana Souza Ramos sobre o modo politicamente correto. Como principais resultados, identificou-se que o material didático analisado na pesquisa é parcialmente isento de textos e imagens estereotipadas ou preconceituosas em relação às pessoas negras. Contudo, nota-se, ainda, que a presença do politicamente correto termina por funcionar, no material, como revelador da presença da colonialidade.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA). Relações étnico-raciais. Materiais didáticos. Colonialidade. Politicamente Correto.
ABSTRACT
The central theme of this article is ethnic-racial relations present in textbooks for Youth and Adult Education (EJA). The overall aim is to examine how such issues are dealt with in a textbook for the Early Years of Elementary School at a municipal school in Machado/MG. This study, predominantly qualitative in nature, used documentary research as its main information-gathering technique, using both Aníbal Quijano's studies on colonialities of knowledge and power and Silvana Souza Ramos's studies on political correctness as theoretical references. Results show that the didactic material analyzed in the research is partially free of stereotyped or prejudiced texts and images in relation to black people. In addition, the presence of the politically correct ends up revealing the presence of coloniality in the material.
Keywords: Youth and Adult Education (EJA). Ethnic-racial relation. Didatic Material. Coloniality. Politically Correct.
RESUMEN
Este artículo original aborda las relaciones étnico-raciales en los libros didácticos de la “Educação de Jovens e Adultos” (EJA). El objetivo general es indagar cómo se abordan estas cuestiones en un libro didáctico de los Primeros Años de la Educación Primaria en una escuela municipal de Machado/MG. De naturaleza predominantemente cualitativa, la investigación que resultó en este artículo se basó principalmente en la pesquisa documental como técnica principal de recopilación de información, utilizando como referencias teóricas los estudios de Aníbal Quijano sobre las colonialidades del saber y del poder, y de Silvana Souza Ramos sobre el modo políticamente correcto. Como resultados destacados, se identifica que el material didáctico analizado en la investigación carece en su mayoría de textos e imágenes estereotipadas o prejuiciosas en relación a las personas negras. Sin embargo, se observa también que la presencia de lo políticamente correcto no solo cumple una función, sino que también funciona como un revelador de la presencia colonial en dicho material.
Palabras clave: Educação de Jovens e Adultos (EJA). Relaciones étnico-raciales. Materiales didácticos. Colonialidad. Políticamente Correcto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EJA em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).