Panorama da EJA:
Principais desafios e adequações
Resumo
RESUMO
A EJA (Educação de Jovens e Adultos) é uma modalidade de ensino que garante a dignidade e ressignifica as metas e objetivos dos estudantes. Nesse contexto, a pesquisa buscou relatar as principais práticas e adequações de ensino para a EJA (Educação de Jovens e adultos). A metodologia baseou-se em observação direta e aplicação de questionários aos professores que trabalham com a EJA no ensino fundamental. Toda a pesquisa foi participativa, e os resultados revelam que os alunos da EJA são, em sua maioria, trabalhadores que buscam melhores oportunidades de emprego. Assim, os principais desafios consistem em adequar um currículo próprio para cada fase da EJA, respeitando os limites dos alunos, sendo que muitos ainda têm limitações básicas (leitura e escrita), tempo de aprendizagem individual e dificuldades próprias do cotidiano de adultos que retornam aos estudos.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Currículo. Desafios.
ABSTRACT
Adult and Youth Education (EJA) is a teaching modality that guarantees dignity and redefines the goals and objectives of students. This research aimed to report the main teaching practices and adaptations for EJA. The methodology was based on direct observation and the application of questionnaires to teachers working with EJA in elementary education. The approach adopted for this investigation was participatory research. The results revealed that EJA students are mostly workers seeking better job opportunities and that the main challenges are a) adapting a curriculum specific to each phase of EJA, b) respecting the students' limitations, considering many of them still have basic limitations (reading and writing), c) respecting their individual learning pace, and the difficulties inherent in the daily lives of adults returning to their studies.
Keywords: Youth and Adult Education. Resume. Challenges.
RESUMEN
La EJA (Educación de Jóvenes y Adultos) es una modalidad de enseñanza que garantiza la dignidad y resignifica las metas y objetivos de los estudiantes. La investigación buscó relatar las principales prácticas y adaptaciones de enseñanza para la EJA (Educación de Jóvenes y Adultos). La metodología se basó en observación directa y aplicación de cuestionarios a los profesores que trabajan con la EJA en la educación básica. Toda la investigación fue participativa. Los resultados revelan que los alumnos de la EJA son en su mayoría trabajadores que buscan mejores oportunidades de empleo y que los principales desafíos son adecuar un currículo propio para cada fase de la EJA, respetando los límites de los alumnos, en los cuales muchos aún tienen limitaciones básicas (lectura y escritura), el tiempo de aprendizaje individual y las dificultades propias del día a día de adultos que retornan a los estudios.
Palabras clave: Educación de Jóvenes y Adultos. Currículo. Desafíos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EJA em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).