A efetivação do direito à educação: de jovens, adultos e idosos em tempo de pandemia (Covid-19): uma análise da proposta pedagógica de uma escola pública, Natal, Rio Grande do Norte

relato de experiência na Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Luiz Ricardo Ramalho de Almeida UERN

Resumo

RESUMO

A pandemia (Covid-19) trouxe grandes mudanças na vida das pessoas, principalmente, na vida educacional dos/as alunos/as da rede pública do país, em especial, da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Diante disso, os/as professores/as do nível I, alfabetização e nível II, sistematização da Escola Municipal José do Patrocínio, Natal, Rio Grande do Norte, elaboraram o projeto pedagógico, intitulado “O ensino remoto na educação de jovens e adultos (EJA): a efetivação do direito à educação e à saúde dos/as alunos/as e professores/as em tempo de Pandemia (Covid-19)”, com o objetivo de efetivar os Direitos Sociais – Direito à Educação dos jovens, adultos e idosos, matriculados na EJA. As atividades desenvolvidas contemplaram: aulas síncronas (remotas), fórum de debates, plantão de dúvidas e atividades avaliativas realizadas por meio das plataformas como Google Meet e Whatsapp. Paralelamente ao projeto pedagógico em comento, realizamos uma pesquisa qualitativa em educação (LUDKE; ANDRÉ, 1995; BOGDAN; BIKLEN, 2012). Os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante; gravação das aulas, posteriormente, transcritas; diário de campo; pesquisa documental; e análise de conteúdo. Os resultados desse trabalho foram organizados e apresentados à coordenação pedagógica sob forma de relatório e, posteriormente, em artigo científico, ora apresentado com o objetivo de socializar as análises e conclusões sobre a efetivação do Direito à Educação de jovens, adultos e idosos no período de pandemia (Covid-19). Diante dos resultados, inferimos que o desenvolvimento das atividades pedagógicas desenvolvidas durante o período de pandemia (junho a dezembro/2020) promoveu: a inclusão digital de jovens, adultos e idosos matriculados na EJA, nível I, alfabetização e nível II, sistematização; possibilitou aos alunos/as e professores/as superar desafios de ordem pedagógicas e institucional; construir e reconstruir saberes. Por fim, efetivou o Direito à Educação de jovens, adultos e idosos, já tão desrespeitado ao longo da vida, consequentemente, promoveu a formação social e educacional dos/as alunos/as e professores/as.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Pandemia/Covid-19. Direito à Educação. Inclusão Digital.

Biografia do Autor

Luiz Ricardo Ramalho de Almeida, UERN

professor adjunto IV da universidade do estado do rio grande do norte. campus avançado prefeito walter de sa leitao, departamento de educação - area de pesquisa educação - edcuação de jovens e adultos - formação de professor e o processo de ensino e aprendizagem na eja.

Downloads

Publicado

2023-07-12

Edição

Seção

POLÍTICAS PÚBLICAS