As práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos: uma revisão de literatura

Autores

  • Géssica Leal dos Santos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia https://orcid.org/0000-0003-0123-8128
  • Maricleide Pereira de Lima Mendes Mendes Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Resumo

Este estudo apresenta resultados de uma revisão da literatura, que teve como objetivo identificar publicações científicas realizadas sobre a Educação de Jovens e Adultos e suas Práticas Pedagógicas. A realização da revisão da literatura busca contribuir com novos debates sobre o tema pesquisado, compreendendo que estes compõem um contexto histórico e um conhecimento já produzido e acumulado para a construção de novas análises necessárias à compreensão do tema. Como procedimento metodológico, fez-se uma pesquisa qualitativa e exploratória do tipo bibliográfica no sítio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (BTD da CAPES) no período de 2014 a 2017, dada a sua relevância no cenário da pesquisa nacional com produções em nível de mestrado e doutorado. Selecionaram-se os trabalhos por meio dos títulos e em seguida fez-se a leitura dos resumos e das palavras-chave. O resultado desse estudo aponta um número inexpressivo de trabalhos que se dedicam a compreender em alguma medida as práxis na Educação de Jovens e Adultos, o que sinaliza a necessidade de produções acadêmicas para essa modalidade educacional. Entende-se que este tipo de estudo se constitui como um lócus profícuo de conhecimento.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Revisão de Literatura. Prática Pedagógica.

 

Downloads

Publicado

2023-07-12

Edição

Seção

TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS