Razões do acesso e permanência na Educação de Jovens e Adultos em Moçambique
Palavras-chave:
Acesso e permanência. Educação de jovens e Adultos. Programa de alfabetização regular.Resumo
Este trabalho, resultado de uma dissertação de mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, tem como objetivo analisar as razões do acesso e permanência na Educação de Jovens e Adultos. A partir de uma abordagem qualitativa, através de um estudo de caso, a pesquisa buscou descrever e explicar o fenômeno da permanência de forma específica com o intento de se aproximar da realidade social diante das antigas e atuais produções sobre o assunto. Para este trabalho foram realizadas entrevistas compreensivas através de relatos de vida e o material analisado através da análise de conteúdo com base nos estudos de Triviños (1987), Dionne e Laville (1999). A pesquisa traz como um dos resultados a rejeição da percepção do senso comum que naturaliza o fenômeno da evasão ao atribuir aos alunos da EJA uma postura passiva e resignada.
Referências
COSTA, Mariane Brito da. Começar de novo: um estudo sobre percursos biográficos de jovens na EJA. Rio de Janeiro. 2011. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, 2011.
DIONNE, Jean; LAVILLE, Christian. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
MILETO, Luiz Fernando. "No mesmo barco, dando força, um ajuda o outro a não desistir"- estratégias e trajetórias de permanência na EJA. Rio de Janeiro: Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, 2009.
MINED. Estratégia de alfabetização de adultos 2010-2015. Maputo, 2011.
SILVA, Jaqueline Luzia da. Eficácia escolar na educação de jovens e adultos: um estudo sobre permanência e desempenho no PEJA do município do Rio de Janeiro. In: COSTA, Renato Pontes Costa; RIBEIRO, Ana de Almeida (org.). O saber da gente...sobre "uma educação pro povo". Editora Caetés. Rio de Janeiro, 2013a, p.219-228.
SILVA, Paula Santos da. Da gênese do conceito social de fracasso escolar ao preconceito: os mecanismos de exclusão. In: COSTA, Renato Pontes Costa; RIBEIRO, Ana de Almeida (org.). O saber da gente..."uma educação pro povo". Rio de Janeiro: Caetés, 2013b, p.239-253.
TRIVIÑOS, Augusto N. Introdução à pesquisa em ciências sociais: pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
YOUNG, Michael F. D. Para que servem as escolas? Revista Educação e Sociedade, v. 28, n. 101, set-dez, 2007, p. 1287-1302.
VELHO, Gilberto. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
________. Projeto e Metamorfose: antropologia das sociedades complexas. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista EJA em debate, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, tal texto jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).