ESCOLA PAULO FREIRE: PESQUISA PARTICIPANTE E TEMA GERADOR - CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA POPULAR

Autores

  • Eliane de Souza Jacques Rede Estadual do Rio Grande do Sul
  • Vera Malheiros de Oliveira Rede Estadual do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Pesquisa Participante, Educação Popular, Autonomia, Reflexão, Ação, Diálogo

Resumo

Neste trabalho, nossa intenção é resgatar a experiência em educação de uma escola pública da periferia da cidade de Panambi, no estado do Rio Grande do Sul e socializá-la com educadores de todo país. A Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire embasa os conhecimentos a partir da realidade local contextualizada pelos sujeitos na pesquisa, para a construção do currículo, apoiando-se sempre na dialogicidade. Anualmente, os educadores realizam apesquisa de campo, Pesquisa Participante, com objetivo de conhecer a realidade dos educandos, eleger o Tema Gerador da Escola e organizar sua proposta de ensino. Esta proposta parte da realidade local contextualizada e dialoga com as necessidades da comunidade, a fim de que o educando desenvolva criticidade e autonomia, sendo capaz de agir e interferir na sua realidade. Representa uma atividade educativa de investigação, que gera reflexões e ações.

Biografia do Autor

Eliane de Souza Jacques, Rede Estadual do Rio Grande do Sul

Educadora licenciada em História pela UNIJUÍ, Especialista em Gestão Educacional pela UFSM, orientadora pedagógica Pronatec e Orientadora Pedagógica na Escola Jovem, em São José.

Downloads

Edição

Seção

FORMAÇÃO DE PROFESSORES