AS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICO-BIOLÓGICAS DOS BIOMATERIAIS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA SAÚDE HUMANA EM APLICAÇÕES DE PRÓTESES DENTÁRIAS

Autores

  • Gabriel Mendes Simoni Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba
  • Adriano Willian da Silva Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba

Palavras-chave:

Biomateriais, Próteses dentárias, dente.

Resumo

O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão bibliográfica acerca dos biomateriais, enfatizando os que são aplicados em próteses dentárias, analisando suas características físicas, químicas e biológicas e as consequências destas para a saúde humana. As próteses dentárias devem dar suporte às diversas funções desempenhadas pelos dentes naturais, como o início do processo de digestão e a articulação da fala, além de manter a estética facial agradável e harmônica. Os principais biomateriais encontrados como aplicação nessa área são as cerâmicas, os metais, as resinas compostas e as ligações metal-cerâmica, sendo que algumas de suas propriedades são aqui estudadas, como: a resistência mecânica, o módulo de elasticidade, torção ou flexão, a rugosidade, a taxa de permeação, a absorção de água, a bioestabilidade, a bioinércia, a bioatividade e a biorreatividade. Dentre esses materiais, percebeu-se uma ênfase às  próteses produzidas por ligações metal-cerâmica, pois o implante obtido através de uma ligação a nível molecular, pela qual a cerâmica reveste um núcleo metálico, confere à prótese as excelentes características mecânicas dos metais e uma aparência muito parecida com a dos dentes naturais, que é proporcionada pela cerâmica, que também apresenta ótimo índice de bioatividade, propriedade do material de se adequar ao tecido biológico e ser benéfico ao mesmo. Este trabalho terá continuidade com a realização de uma entrevista semi-estruturada com profissionais do Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba, os quais são docentes e pesquisadores do curso técnico em Prótese Dentária. As questões respondidas por estes profissionais terão como fundamento a verificação dos pressupostos teóricos aqui relacionados, com base em casos reais por eles vivenciados. Constatou-se, através desta pesquisa, que os biomateriais com características físico-químicas próximas às do dente apresentam melhores respostas biológicas que os demais, independentemente da idade e dos hábitos alimentares e higiênicos dos indivíduos submetidos a implantes odontológicos.

Biografia do Autor

Gabriel Mendes Simoni, Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba

Discente do segundo ano do Curso Técnico em Eletrônica - modalidade Integrado.

Adriano Willian da Silva, Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba

Docente de Física no Instituto Federal do Paraná - Campus Curitiba. Doutor em Física na área de Termodinâmica pela UFPR.

Downloads

Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

ARTIGOS