AS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICO-BIOLÓGICAS DOS BIOMATERIAIS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA SAÚDE HUMANA EM APLICAÇÕES DE PRÓTESES DENTÁRIAS
Palabras clave:
Biomateriais, Próteses dentárias, dente.Resumen
O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão bibliográfica acerca dos biomateriais, enfatizando os que são aplicados em próteses dentárias, analisando suas características físicas, químicas e biológicas e as consequências destas para a saúde humana. As próteses dentárias devem dar suporte às diversas funções desempenhadas pelos dentes naturais, como o início do processo de digestão e a articulação da fala, além de manter a estética facial agradável e harmônica. Os principais biomateriais encontrados como aplicação nessa área são as cerâmicas, os metais, as resinas compostas e as ligações metal-cerâmica, sendo que algumas de suas propriedades são aqui estudadas, como: a resistência mecânica, o módulo de elasticidade, torção ou flexão, a rugosidade, a taxa de permeação, a absorção de água, a bioestabilidade, a bioinércia, a bioatividade e a biorreatividade. Dentre esses materiais, percebeu-se uma ênfase às próteses produzidas por ligações metal-cerâmica, pois o implante obtido através de uma ligação a nível molecular, pela qual a cerâmica reveste um núcleo metálico, confere à prótese as excelentes características mecânicas dos metais e uma aparência muito parecida com a dos dentes naturais, que é proporcionada pela cerâmica, que também apresenta ótimo índice de bioatividade, propriedade do material de se adequar ao tecido biológico e ser benéfico ao mesmo. Este trabalho terá continuidade com a realização de uma entrevista semi-estruturada com profissionais do Instituto Federal do Paraná – Campus Curitiba, os quais são docentes e pesquisadores do curso técnico em Prótese Dentária. As questões respondidas por estes profissionais terão como fundamento a verificação dos pressupostos teóricos aqui relacionados, com base em casos reais por eles vivenciados. Constatou-se, através desta pesquisa, que os biomateriais com características físico-químicas próximas às do dente apresentam melhores respostas biológicas que os demais, independentemente da idade e dos hábitos alimentares e higiênicos dos indivíduos submetidos a implantes odontológicos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).