CIDADÃO LEITOR - ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO NA EJA/CEJA A PARTIR DE ATIVIDADE DESENVOLVIDAS NA BIBLIOTECA.
Palabras clave:
cidadão leitor, letramento, biblioteca.Resumen
Este artigo apresenta uma abordagem sobre o tema: Cidadão leitor - estratégias de letramento na EJA/CEJA a partir de atividades desenvolvidas na biblioteca, com os alunos das séries iniciais (nivelamento), do Centro de Educação de Jovens e Adultos, de Joinville. Esta pesquisa tem como objetivo principal proporcionar e fomentar o processo de ensino-aprendizagem, enfatizando a aquisição das habilidades relativas à leitura, fala e escrita, no âmbito do letramento, no espaço da biblioteca escolar. Em virtude da observância da pouca leitura entre os alunos das turmas de nivelamento do CEJA, surge a necessidade de desenvolver atividades junto à biblioteca escolar. Proporciona-se assim, o exercício da cidadania por meio da aquisição da leitura-escrita e a inserção no mundo letrado. Cidadania esta que resgata a auto-estima de cada aluno, da possibilidade e do direito de se perceber como cidadão-leitor. A relevância está em criar caminhos para a busca do saber signifi cativo, redimensionando, dessa maneira, a prática pedagógica de letramento com os alunos da Educação de Jovens e Adultos.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).