CIDADÃO LEITOR - ESTRATÉGIAS DE LETRAMENTO NA EJA/CEJA A PARTIR DE ATIVIDADE DESENVOLVIDAS NA BIBLIOTECA.

Autores/as

  • Marli Terezinha Borges IFSC

Palabras clave:

cidadão leitor, letramento, biblioteca.

Resumen

Este artigo apresenta uma abordagem sobre o tema: Cidadão leitor - estratégias de letramento na EJA/CEJA a partir de atividades desenvolvidas na biblioteca, com os alunos das séries iniciais (nivelamento), do Centro de Educação de Jovens e Adultos, de Joinville. Esta pesquisa tem como objetivo principal proporcionar e fomentar o processo de ensino-aprendizagem, enfatizando a aquisição das habilidades relativas à leitura, fala e escrita, no âmbito do letramento, no espaço da biblioteca escolar. Em virtude da observância da pouca leitura entre os alunos das turmas de nivelamento do CEJA, surge a necessidade de desenvolver atividades junto à biblioteca escolar. Proporciona-se assim, o exercício da cidadania por meio da aquisição da leitura-escrita e a inserção no mundo letrado. Cidadania esta que resgata a auto-estima de cada aluno, da possibilidade e do direito de se perceber como cidadão-leitor. A relevância está em criar caminhos para a busca do saber signifi cativo, redimensionando, dessa maneira, a prática pedagógica de letramento com os alunos da Educação de Jovens e Adultos.

Publicado

2013-02-22

Número

Sección

ARTIGOS