CRAINÇA E INFÂNCIAS, DA MODERNIDADE À CIDADANIA

Autores/as

  • Ana Isabel Pereira
  • Marli Oliveira Costa UNESC

Palabras clave:

Criança, Infância, Autonomia, Cidadania

Resumen

Este texto busca apresentar o contexto histórico acerca dos conceitos de criança, infância e cidadania. Para tanto, fez-se necessário revisitar a história, analisar como a sociedade ocidental percebia a criança, e concebia a infância e a experiência brasileira até os dias atuais, a contribuição do Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA, no estabele­cimento dos conceitos assim como os direitos da criança em ter infância e exercitar a cidadania. A trajetória histórica e social da infância e a institucionalização da criança, fase importante e singular do desenvolvimento do ser humano, vêm despertando a pré-ocupação de vários setores da sociedade onde a infância emerge como categoria histórico social, e como um foco de pesquisa da academia, despertando a atenção para situações dramáticas da atualidade envolvendo a criança, como a pedo­filia, o trabalho infantil, as taxas de mortalidade e de violência relacionadas a ela, neste período de maior valorização destes indivíduos.

Biografía del autor/a

Ana Isabel Pereira

Professora de Educação Física e Fisioterapeuta formada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, Professora de Ed. Física na Educação Infantil da rede municipal de Criciuma. e professora Universitária do UNIBAVE Orlenas SC.

Marli Oliveira Costa, UNESC

Professora Doutora da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Publicado

2012-11-12

Número

Sección

ARTIGOS