CRAINÇA E INFÂNCIAS, DA MODERNIDADE À CIDADANIA
Palabras clave:
Criança, Infância, Autonomia, CidadaniaResumen
Este texto busca apresentar o contexto histórico acerca dos conceitos de criança, infância e cidadania. Para tanto, fez-se necessário revisitar a história, analisar como a sociedade ocidental percebia a criança, e concebia a infância e a experiência brasileira até os dias atuais, a contribuição do Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA, no estabelecimento dos conceitos assim como os direitos da criança em ter infância e exercitar a cidadania. A trajetória histórica e social da infância e a institucionalização da criança, fase importante e singular do desenvolvimento do ser humano, vêm despertando a pré-ocupação de vários setores da sociedade onde a infância emerge como categoria histórico social, e como um foco de pesquisa da academia, despertando a atenção para situações dramáticas da atualidade envolvendo a criança, como a pedofilia, o trabalho infantil, as taxas de mortalidade e de violência relacionadas a ela, neste período de maior valorização destes indivíduos.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).