ESTUDANTES SURDOS: E AGORA PROFESSOR?

Autores/as

  • Julia Hélio Lino Clasen
  • Albertina Serafim Daminelli

Palabras clave:

Estudante surdo. Professor. Práticas pedagógicas.

Resumen

Este trabalho pretende refletir sobre aspectos relacionados a aprendizagem do estudante surdo e o trabalho pedagógico. Tem como objetivo problematizar a importância do conhecimento do professor sobre a cultura surda para indicar contribuições na prática pedagógica docente e na aprendizagem do estudante surdo. Compreende que hoje a educação bilingue é a mais adequada no processo de aprendizagem destes estudantes. Na perspectiva bilíngue, questões relacionadas ao ensino e aprendizagem da língua portuguesa escrita como segunda língua e a libras como lingua natural. Há necessidade de proporcionar aos professores e a escola mais conhecimentos em torno da surdez, da lingua de sinais e da função do interprete. Repensar a ação do professor em termos dos papéis que vem desempenhando nas últimas décadas e, nesse sentido, discutir o que significa ser professor na realidade atual. A pesquisa foi exploratória, visando proporcionar maior familiaridade com o problema de modo a torná-lo explicito ou a construir hipóteses, assumindo a forma de pesquisa Bibliográfica. As bibliografias estudadas indicam problemas que ocorrem no espaço escolar, como desconhecimento sobre a surdez e a cultura surda, dificuldades metodológicas no processo ensino aprendizagem, estratégias de aula e exclusão do estudante surdo nas atividades pedagógicas.

Biografía del autor/a

Julia Hélio Lino Clasen

Pedagóga, Orientadora Educacional. Especialista em Fundamentos Psicopedagógicos; Psicologia Escolar e Lingua Brasileira de Sinais, LIBRAS. Mestre em Educação. Servidora do IFSC, Setor Pedagógico, área de conhecimento processo ensino aprendizagem e formação docente.

Publicado

2012-11-07

Número

Sección

ARTIGOS