ESTUDANTES SURDOS: E AGORA PROFESSOR?
Keywords:
Estudante surdo. Professor. Práticas pedagógicas.Abstract
Este trabalho pretende refletir sobre aspectos relacionados a aprendizagem do estudante surdo e o trabalho pedagógico. Tem como objetivo problematizar a importância do conhecimento do professor sobre a cultura surda para indicar contribuições na prática pedagógica docente e na aprendizagem do estudante surdo. Compreende que hoje a educação bilingue é a mais adequada no processo de aprendizagem destes estudantes. Na perspectiva bilíngue, questões relacionadas ao ensino e aprendizagem da língua portuguesa escrita como segunda língua e a libras como lingua natural. Há necessidade de proporcionar aos professores e a escola mais conhecimentos em torno da surdez, da lingua de sinais e da função do interprete. Repensar a ação do professor em termos dos papéis que vem desempenhando nas últimas décadas e, nesse sentido, discutir o que significa ser professor na realidade atual. A pesquisa foi exploratória, visando proporcionar maior familiaridade com o problema de modo a torná-lo explicito ou a construir hipóteses, assumindo a forma de pesquisa Bibliográfica. As bibliografias estudadas indicam problemas que ocorrem no espaço escolar, como desconhecimento sobre a surdez e a cultura surda, dificuldades metodológicas no processo ensino aprendizagem, estratégias de aula e exclusão do estudante surdo nas atividades pedagógicas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).