Entrevista – Diálogos Acadêmicos: reflexões sobre plágio em tempos de inteligência artificial
Resumen
O modelo educacional universitário vivencia transformações ao longo das últimas décadas. Em uma vertente, observa-se a expansão da aplicabilidade da inteligência artificial (IA) nas práticas pedagógicas e de ensino, e, paralelo a isto, o fenômeno de produtivismo acadêmico que valoriza o desempenho a partir de critérios quantitativos de publicações técnico-científicas. Estes aspectos convergem em uma temática, a produção de textos acadêmicos. Neste cenário, apresenta-se a IA de categoria generativa, classificada como uma tecnologia disruptiva que é capaz de criar textos a partir do processamento de informações existentes na internet. Apesar dos benefícios intrínsecos da ferramenta, o âmbito educacional vem refletindo sobre os possíveis impactos negativos relacionados à integridade científica e má conduta acadêmica, em parte pelo não desenvolvimento do senso crítico na prática da escrita ao utilizar a ferramenta, em especial ao cometimento de plágio. Considerando que as instituições de ensino são espaços com potencialidade de reflexões críticas, a oitava edição da live “Diálogos Acadêmicos” recebeu dois convidados, Jesué Graciliano da Silva e Eli Lopes da Silva, com objetivo de discutir o uso ético da IA nas práticas de produção de texto acadêmicos e como o plágio tangencia tal questão. A palestra é uma iniciativa da Coordenadoria de Publicações (PROPPI) e do Conselho Editorial do IFSC. Ela foi transmitida pelo canal do IFSC no YouTube, em 14 de agosto de 2024.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).