Entrevista – Diálogos Acadêmicos: reflexões sobre plágio em tempos de inteligência artificial

Autores/as

Resumen

O modelo educacional universitário vivencia transformações ao longo das últimas décadas. Em uma vertente, observa-se a expansão da aplicabilidade da inteligência artificial (IA) nas práticas pedagógicas e de ensino, e, paralelo a isto,  o fenômeno de produtivismo acadêmico que valoriza o desempenho a partir de critérios quantitativos de publicações técnico-científicas. Estes aspectos convergem em uma temática, a produção de textos acadêmicos. Neste cenário, apresenta-se a IA de categoria generativa, classificada como uma tecnologia disruptiva que é capaz de criar textos a partir do processamento de informações existentes na internet. Apesar dos benefícios intrínsecos da ferramenta, o âmbito educacional vem refletindo sobre os possíveis impactos negativos relacionados à integridade científica e má conduta acadêmica, em parte pelo não desenvolvimento do senso crítico na prática da escrita ao utilizar a ferramenta, em especial ao cometimento de  plágio. Considerando que as instituições de ensino são espaços com potencialidade de reflexões críticas, a oitava edição da live “Diálogos Acadêmicos” recebeu dois convidados, Jesué Graciliano da Silva e Eli Lopes da Silva, com objetivo de discutir o uso ético da IA nas práticas de produção de texto acadêmicos e como o plágio tangencia tal questão. A palestra é uma iniciativa da Coordenadoria de Publicações (PROPPI) e do Conselho Editorial do IFSC. Ela foi transmitida pelo canal do IFSC no YouTube, em 14 de agosto de 2024.

Publicado

2025-06-12

Número

Sección

ENTREVISTA