DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA DIDÁTICA DE ENERGIA FOTOVOLTAICA

Autores/as

Resumen

Devido ao custo dos sistemas fotovoltaicos, a eficiência na geração de energia é um fator muito importante, que vem impulsionando estudos e pesquisas. A conversão da energia radiante do sol em energia elétrica é dependente da irradiância. Para determinada irradiância, existe uma potência elétrica máxima que o módulo pode fornecer, denominada ponto de máxima potência. Para que essa potência seja transferida, é necessário implementar técnicas de rastreamento da máxima potência. E, para validação dessas técnicas é desejável um ambiente controlado que não dependa das condições climáticas. Diante disso, este trabalho desenvolveu um sistema que controla a emissão de radiação por meio de LEDs (do inglês – light-emitting diode), para induzir a geração de energia elétrica num módulo fotovoltaico de 30 W. Nesse sistema, é possível escolher uma faixa de irradiância entre 100 e 500 W/m2, facilitando a realização de testes, com condições de irradiância controladas. O resultado do projeto é uma bancada para fins didáticos e de pesquisa, que possibilita a obtenção das curvas de corrente em função da tensão (I-V) do módulo para diferentes irradiâncias. Dessa forma, é possível testar técnicas de rastreamento do ponto de máxima potência e também conversores eletrônicos dedicados à geração fotovoltaica.

DOI: https://doi.org/10.35700/2316-8382.2023.v1n13.3511

Bibliografia do Autor

 

Biografía del autor/a

Jacson Rodrigo Dreher

Professor do curso de Engenharia em Controle e Automação

Leandro Chies

Professor do Curso de Engenharia em Controle e Automação do Instituto Federal de Santa Catarina

Gabriel Andreatta

Graduanda em Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Chapecó

Rafaela Moreno da Silva

Graduando em Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Chapecó

Publicado

2023-12-21