DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA DIDÁTICA DE ENERGIA FOTOVOLTAICA
Abstract
Devido ao custo dos sistemas fotovoltaicos, a eficiência na geração de energia é um fator muito importante, que vem impulsionando estudos e pesquisas. A conversão da energia radiante do sol em energia elétrica é dependente da irradiância. Para determinada irradiância, existe uma potência elétrica máxima que o módulo pode fornecer, denominada ponto de máxima potência. Para que essa potência seja transferida, é necessário implementar técnicas de rastreamento da máxima potência. E, para validação dessas técnicas é desejável um ambiente controlado que não dependa das condições climáticas. Diante disso, este trabalho desenvolveu um sistema que controla a emissão de radiação por meio de LEDs (do inglês – light-emitting diode), para induzir a geração de energia elétrica num módulo fotovoltaico de 30 W. Nesse sistema, é possível escolher uma faixa de irradiância entre 100 e 500 W/m2, facilitando a realização de testes, com condições de irradiância controladas. O resultado do projeto é uma bancada para fins didáticos e de pesquisa, que possibilita a obtenção das curvas de corrente em função da tensão (I-V) do módulo para diferentes irradiâncias. Dessa forma, é possível testar técnicas de rastreamento do ponto de máxima potência e também conversores eletrônicos dedicados à geração fotovoltaica.
DOI: https://doi.org/10.35700/2316-8382.2023.v1n13.3511
Bibliografia do Autor
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).