#PÃODEMIA: INVESTIGAÇÃO SEMIÓTICA SOBRE A PRODUÇÃO DE PÃES NA PANDEMIA DE COVID-19

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Resumo

A presente pesquisa propôs uma leitura do fenômeno culinário #paodemia, que aconteceu no Brasil no início de 2020, por meio da semiótica americana de Charles Sanders Peirce. O objetivo geral consistiu em analisar o aumento de produção caseira de pão no contexto da pandemia de COVID-19, evidenciado nas mídias sociais. De natureza descritiva e exploratória, os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário online com 400 participantes e analisados de maneira qualitativa. Observou-se um aumento de pessoas interessadas em preparar seu próprio pão durante o período de isolamento social, além da utilização dessa prática como estratégia para a manutenção do estado emocional e sensação de segurança de ter um produto, com mais qualidade, que vai levar aos comensais mais sabor, saúde e segurança. Diversos signos e significações foram dados tanto para o pão, quanto para o seu preparo no contexto analisado. Denotou-se que as hashtags #paodemia e #pãodemia, representam novas linguagens que convidam as pessoas para adentrar novamente às cozinhas e ao universo da panificação.

 

DOI: https://doi.org/10.35700/2316-8382.2023.v1n13.3504

Biografia do Autor

Mariana Kilpp Silva, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Professora do Câmpus Florianópolis-Continente - IFSC

Doutoranda em Patrimônios Alimentares, Culturas e Identidades na Universidade de Coimbra

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Publicado

2023-02-27