O EMPREENDEDORISMO E MARKETING APOIANDO A CONSOLIDAÇÃO DA IDENTIDADE DO CURSO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

Autores/as

  • Janaína Balk Brandão Universidade Federal do Pampa
  • Leonardo Marques Caires Universidade Federal do Pampa
  • Marcia Nunes Camargo Universidade Federal do Pampa

Palabras clave:

Evasão, Ensino por Projetos, Identidade

Resumen

Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta metodológica de ensino por projetos que contribui para o processo de ensino-aprendizagem na Disciplina de Empreendedorismo e Marketing, no curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia (BICT) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Itaqui, cooperando também para a consolidação da identidade do mesmo, através do uso das ferramentas digitais. A evasão elevada no curso (55%) motivou o desenvolvimento do presente trabalho. Na metodologia de ensino por projetos adotada, os alunos (duas turmas) são envolvidos no problema, suscitando os mesmos à investigação, ao registro de dados, à formulação de hipóteses, à tomada de decisão e resolução do problema, tornando-os sujeitos de seu próprio conhecimento. Mais do que formar uma identidade para o BICT, visa-se submeter os alunos à proposta metodológica que esclarece e elucida questões relevantes ao curso, para toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, através de um canal de comunicação moderno (página eletrônica), o que certamente tem contribuído para a motivação na aprendizagem dos alunos. Isso é possível devido à pertinência dos conteúdos curriculares contidos nessa disciplina com a problemática levantada. Após a conclusão da proposta na primeira turma e o desenvolvimento parcial da mesma na segunda turma, observa-se que os alunos sentem-se estimulados quando são ‘chamados’ a contribuir para a consolidação da identidade do curso a qual pertencem. Todavia, o desenvolvimento de uma metodologia nova mostrou-se confuso na primeira turma, especialmente pela introdução tardia da proposta. Já na segunda turma, na qual foi trabalhado desde o início do semestre, os resultados parciais tem se mostrado mais efetivos, evidenciando um comprometimento maior por parte dos alunos e dados qualitativos e quantitativos mais detalhados. Os dados obtidos demonstram os principais pontos críticos na consolidação do BICT dentro da instituição.

Biografía del autor/a

Janaína Balk Brandão, Universidade Federal do Pampa

Engenheira Agronoma, Mestre e Doutora em Extensão Rural,

Professora Adjunta Campus Itaqui

Leonardo Marques Caires, Universidade Federal do Pampa

Discente do Curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciencias e Tecnologia - Campus Itaqui

Marcia Nunes Camargo, Universidade Federal do Pampa

Discente do Curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciencias e Tecnologia - Campus Itaqui

Bolsista do Projeto

Publicado

2013-11-29

Número

Sección

ARTIGOS