O EMPREENDEDORISMO E MARKETING APOIANDO A CONSOLIDAÇÃO DA IDENTIDADE DO CURSO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

Autores

  • Janaína Balk Brandão Universidade Federal do Pampa
  • Leonardo Marques Caires Universidade Federal do Pampa
  • Marcia Nunes Camargo Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Evasão, Ensino por Projetos, Identidade

Resumo

Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta metodológica de ensino por projetos que contribui para o processo de ensino-aprendizagem na Disciplina de Empreendedorismo e Marketing, no curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia (BICT) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Itaqui, cooperando também para a consolidação da identidade do mesmo, através do uso das ferramentas digitais. A evasão elevada no curso (55%) motivou o desenvolvimento do presente trabalho. Na metodologia de ensino por projetos adotada, os alunos (duas turmas) são envolvidos no problema, suscitando os mesmos à investigação, ao registro de dados, à formulação de hipóteses, à tomada de decisão e resolução do problema, tornando-os sujeitos de seu próprio conhecimento. Mais do que formar uma identidade para o BICT, visa-se submeter os alunos à proposta metodológica que esclarece e elucida questões relevantes ao curso, para toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, através de um canal de comunicação moderno (página eletrônica), o que certamente tem contribuído para a motivação na aprendizagem dos alunos. Isso é possível devido à pertinência dos conteúdos curriculares contidos nessa disciplina com a problemática levantada. Após a conclusão da proposta na primeira turma e o desenvolvimento parcial da mesma na segunda turma, observa-se que os alunos sentem-se estimulados quando são ‘chamados’ a contribuir para a consolidação da identidade do curso a qual pertencem. Todavia, o desenvolvimento de uma metodologia nova mostrou-se confuso na primeira turma, especialmente pela introdução tardia da proposta. Já na segunda turma, na qual foi trabalhado desde o início do semestre, os resultados parciais tem se mostrado mais efetivos, evidenciando um comprometimento maior por parte dos alunos e dados qualitativos e quantitativos mais detalhados. Os dados obtidos demonstram os principais pontos críticos na consolidação do BICT dentro da instituição.

Biografia do Autor

Janaína Balk Brandão, Universidade Federal do Pampa

Engenheira Agronoma, Mestre e Doutora em Extensão Rural,

Professora Adjunta Campus Itaqui

Leonardo Marques Caires, Universidade Federal do Pampa

Discente do Curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciencias e Tecnologia - Campus Itaqui

Marcia Nunes Camargo, Universidade Federal do Pampa

Discente do Curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciencias e Tecnologia - Campus Itaqui

Bolsista do Projeto

Downloads

Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

ARTIGOS