ESCOLAS PÚBLICAS DE UM MUNICÍPIO CATARINENSE E GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores/as

  • Príscila Mandelli Fonseca Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Antonio Serafim Pereira

Palabras clave:

Gestão democrática. Projeto político pedagógico. Regimento escolar. Gestores. Professores.

Resumen

O presente trabalho integra o Projeto de pesquisa “Gestão democrática na rede municipal de ensino do extremo sul catarinense, pós LDB n° 9.394/96: perspectivas”, em andamento num dos municípios participantes da investigação – o município de Araranguá/SC. Nas escolas públicas do sistema de ensino deste município, buscamos analisar as perspectivas de gestão democrática expressas nos documentos (projetos pedagógicos e regimentos escolares) e nas falas dos gestores e professores (entrevistas semiestruturadas). Os dados dos documentos e das entrevistas foram analisados com base nas perspectivas de gestão centralizada e democrática (liberal e participativa), a partir das referências de Paro (2000; 2010), Santos (2002), Silva (2010), entre outros. Projeto político pedagógico e regimento escolar tiveram suas análises inferenciais e interpretativas orientadas pelas seguintes categorias: relação, poder, participação, representação e currículo. As análises das entrevistas dos gestores e professores centraram-se na visão de gestão, forma de elaboração do projeto pedagógico/regimento escolar, posição sobre a análise dos mesmos, visão relação escola x secretaria de educação. No PPP e RE das escolas as indicações para a gestão democrática a colocam à frente bastante significativa da gestão centralizada, distribuída entre a perspectiva democrática participativa mais pontuada no RE e a liberal em destaque no PPP. Não obstante, os professores e gestores das escolas, em sua maioria, demonstraram em seus discursos uma visão vinculada à democracia liberal, enfraquecida pela descontinuidade de experiências democráticas no interior das escolas, expressa, entre outras ações, na elaboração centralizada do PPP e RE.  Concluída esta etapa, a proposta é apresentar e discutir os resultados globais da pesquisa aos seus principais interessados, em seminário especialmente organizado para tal.

Publicado

2013-11-29

Número

Sección

ARTIGOS