ESCOLAS PÚBLICAS DE UM MUNICÍPIO CATARINENSE E GESTÃO DEMOCRÁTICA
Keywords:
Gestão democrática. Projeto político pedagógico. Regimento escolar. Gestores. Professores.Abstract
O presente trabalho integra o Projeto de pesquisa “Gestão democrática na rede municipal de ensino do extremo sul catarinense, pós LDB n° 9.394/96: perspectivas”, em andamento num dos municípios participantes da investigação – o município de Araranguá/SC. Nas escolas públicas do sistema de ensino deste município, buscamos analisar as perspectivas de gestão democrática expressas nos documentos (projetos pedagógicos e regimentos escolares) e nas falas dos gestores e professores (entrevistas semiestruturadas). Os dados dos documentos e das entrevistas foram analisados com base nas perspectivas de gestão centralizada e democrática (liberal e participativa), a partir das referências de Paro (2000; 2010), Santos (2002), Silva (2010), entre outros. Projeto político pedagógico e regimento escolar tiveram suas análises inferenciais e interpretativas orientadas pelas seguintes categorias: relação, poder, participação, representação e currículo. As análises das entrevistas dos gestores e professores centraram-se na visão de gestão, forma de elaboração do projeto pedagógico/regimento escolar, posição sobre a análise dos mesmos, visão relação escola x secretaria de educação. No PPP e RE das escolas as indicações para a gestão democrática a colocam à frente bastante significativa da gestão centralizada, distribuída entre a perspectiva democrática participativa mais pontuada no RE e a liberal em destaque no PPP. Não obstante, os professores e gestores das escolas, em sua maioria, demonstraram em seus discursos uma visão vinculada à democracia liberal, enfraquecida pela descontinuidade de experiências democráticas no interior das escolas, expressa, entre outras ações, na elaboração centralizada do PPP e RE. Concluída esta etapa, a proposta é apresentar e discutir os resultados globais da pesquisa aos seus principais interessados, em seminário especialmente organizado para tal.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).