PROEJA: O DESAFIO DA INTEGRAÇÃO.
Keywords:
Currículo. Integração. Educação de Jovens e Adultos.Abstract
Este artigo apresenta refl exões acerca da construção e do desenvolvimento curricular do curso do PROEJA do Campus Florianópolis, pertencente ao Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), identifi cando os limites, possibilidades e estratégias para se promover a integração entre a formação geral e a formação profi ssional. Foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada, no mês de dezembro de 2006, envolvendo quinze professores dos Departamentos Acadêmicos de Eletrônica, Eletrotécnica, Construção Civil e Formação Geral do Campus Florianópolis. Cabe ressaltar que, no momento da realização da pesquisa, o IF-SC denominava-se Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (CEFET-SC). A análise dos dados possibilitou a conclusão de que a integração curricular é considerada indispensável pelos docentes, especialmente os da formação geral e que é necessária a adoção de diferentes estratégias metodológicas no processo ensino-aprendizagem destinado aos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos. Os entrevistados apontam, também, algumas possibilidades para se efetivar o desenvolvimento de um currículo, contemplando diversas formas e momentos de integração.Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).