AS DIRETRIZES DE ACESSIBILIDADE: O REGISTRO DE VISITA AOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM DE CURSOS OFERTADOS EM ALGUMAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM SANTA CATARINA
Keywords:
Educação a distância, Acessiblidade, Ambiente Virtual de Aprendizagem.Abstract
A presente pesquisa tem como objetivo verificar se os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem (AVA), de algumas instituições de ensino de Santa Catarina, seguem as diretrizes de acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais. Fundamentou-se em fontes relacionadas ao conceito de educação a distância (EaD); aos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) e suas especificidades; a acessibilidade no ambiente Web. Dentre os autores pesquisados cita-se: Behar, 2009; Possari, 2009; Sant’Ana, 2007; Machado Júnior, 2008; Filatro, 2008; Torres, MAzoni e Alves, 2002. Como recurso metodológico a pesquisa caracteriza-se como, qualitativa e documental. Foram acessados e verificados 06 (seis) AVAs, contemplando três modelos de instituições (de economia mista, provadas e públicas).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Caderno de Publicações, editada pelo Instituto Federal de santa Catarina, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo ao Instituto Federal de Santa Catarina e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).