PROEJA: O DESAFIO DA INTEGRAÇÃO.

Autores

  • Juçara Eller Coelho IFSC
  • Aparecida Rocha Gonçalves IFSC

Palavras-chave:

Currículo. Integração. Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

Este artigo apresenta refl exões acerca da construção e do desenvolvimento curricular do curso do PROEJA do Campus Florianópolis, pertencente ao Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), identifi cando os limites, possibilidades e estratégias para se promover a integração entre a formação geral e a formação profi ssional. Foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada, no mês de dezembro de 2006, envolvendo quinze professores dos Departamentos Acadêmicos de Eletrônica, Eletrotécnica, Construção Civil e Formação Geral do Campus Florianópolis. Cabe ressaltar que, no momento da realização da pesquisa, o IF-SC denominava-se Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (CEFET-SC). A análise dos dados possibilitou a conclusão de que a integração curricular é considerada indispensável pelos docentes, especialmente os da formação geral e que é necessária a adoção de diferentes estratégias metodológicas no processo ensino-aprendizagem destinado aos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos. Os entrevistados apontam, também, algumas possibilidades para se efetivar o desenvolvimento de um currículo, contemplando diversas formas e momentos de integração.

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Publicado

2013-02-22

Edição

Seção

ARTIGOS