ESTUDANTES SURDOS: E AGORA PROFESSOR?
Palavras-chave:
Estudante surdo. Professor. Práticas pedagógicas.Resumo
Este trabalho pretende refletir sobre aspectos relacionados a aprendizagem do estudante surdo e o trabalho pedagógico. Tem como objetivo problematizar a importância do conhecimento do professor sobre a cultura surda para indicar contribuições na prática pedagógica docente e na aprendizagem do estudante surdo. Compreende que hoje a educação bilingue é a mais adequada no processo de aprendizagem destes estudantes. Na perspectiva bilíngue, questões relacionadas ao ensino e aprendizagem da língua portuguesa escrita como segunda língua e a libras como lingua natural. Há necessidade de proporcionar aos professores e a escola mais conhecimentos em torno da surdez, da lingua de sinais e da função do interprete. Repensar a ação do professor em termos dos papéis que vem desempenhando nas últimas décadas e, nesse sentido, discutir o que significa ser professor na realidade atual. A pesquisa foi exploratória, visando proporcionar maior familiaridade com o problema de modo a torná-lo explicito ou a construir hipóteses, assumindo a forma de pesquisa Bibliográfica. As bibliografias estudadas indicam problemas que ocorrem no espaço escolar, como desconhecimento sobre a surdez e a cultura surda, dificuldades metodológicas no processo ensino aprendizagem, estratégias de aula e exclusão do estudante surdo nas atividades pedagógicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral