AS DIRETRIZES DE ACESSIBILIDADE: O REGISTRO DE VISITA AOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM DE CURSOS OFERTADOS EM ALGUMAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM SANTA CATARINA

Autores

  • Andréia De Bem Machado Universidade Aberta do Brasil (bolsista)
  • Lívia Da Cruz Universidade Aberta do Brasil
  • Romário Antunes Da Silva Universidade Aberta do Brasil

Palavras-chave:

Educação a distância, Acessiblidade, Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo verificar se os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem (AVA), de algumas instituições de ensino de Santa Catarina, seguem as diretrizes de acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais. Fundamentou-se em fontes relacionadas ao conceito de educação a distância (EaD); aos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) e suas especificidades; a acessibilidade no ambiente Web. Dentre os autores pesquisados cita-se: Behar, 2009; Possari, 2009; Sant’Ana, 2007; Machado Júnior, 2008; Filatro, 2008; Torres, MAzoni e Alves, 2002. Como recurso metodológico a pesquisa caracteriza-se como, qualitativa e documental. Foram acessados e verificados 06 (seis) AVAs, contemplando três modelos de instituições (de economia mista, provadas e públicas).

Biografia do Autor

Andréia De Bem Machado, Universidade Aberta do Brasil (bolsista)

Possui Mestrado em Educação Científica e Tecnologica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Alfabetização. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1995). Tem experiência na área de Educação. . Linha de Pesquisa : Ensino de Ciências

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Publicado

2012-11-07

Edição

Seção

RESUMOS