AS DIRETRIZES DE ACESSIBILIDADE: O REGISTRO DE VISITA AOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM DE CURSOS OFERTADOS EM ALGUMAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM SANTA CATARINA
Palavras-chave:
Educação a distância, Acessiblidade, Ambiente Virtual de Aprendizagem.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo verificar se os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem (AVA), de algumas instituições de ensino de Santa Catarina, seguem as diretrizes de acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais. Fundamentou-se em fontes relacionadas ao conceito de educação a distância (EaD); aos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) e suas especificidades; a acessibilidade no ambiente Web. Dentre os autores pesquisados cita-se: Behar, 2009; Possari, 2009; Sant’Ana, 2007; Machado Júnior, 2008; Filatro, 2008; Torres, MAzoni e Alves, 2002. Como recurso metodológico a pesquisa caracteriza-se como, qualitativa e documental. Foram acessados e verificados 06 (seis) AVAs, contemplando três modelos de instituições (de economia mista, provadas e públicas).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral
O documento cede os direitos patrimoniais ao selo Publicações IFSC, logo, a declaração deverá ser preenchida e assinada por todos o(s) autor(es) do artigo.
Clique aqui para ver o Modelo de Declaração de Direito Autoral