Horta Escolar na integração de saberes para estudantes do ensino médio técnico no Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2025.19.3819Palavras-chave:
STEAM, interdisciplinaridade, Sustentabilidade.Resumo
O tema central do projeto é Sustentabilidade, sendo o objetivo principal o plantio e o cuidado de plantas na horta de uma instituição pública do Distrito Federal, com a meta de colher e produzir recursos e cultivar hábitos sustentáveis, individuais e coletivos, para dentro e para além dos muros da instituição. Foram envolvidos 25 estudantes do terceiro ano do ensino médio técnico e incentivados, por meio da abordagem STEAM - acrônimo em inglês para ‘Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática’ - e da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), a resolver desafios e questões relacionadas ao tema do projeto. Ao longo do estudo, foram construídos alguns produtos e hábitos: 1) implantação de canteiros de plantas medicinais, aromáticas e outras plantas de interesse da comunidade, além de um pequeno viveiro de mudas; 2) prática integrada com dispositivos eletroeletrônicos a partir de um kit de robótica; 3) conexão com a temática sustentabilidade e mudanças climáticas, mediante visitas técnicas e oficinas sobre compostagem, lixo zero e reciclagem; 4) elaboração de produtos naturais com as plantas cultivadas, como velas aromáticas, xarope, repelente, sabonete e perfume; 5) criação de papel reciclado a partir do descarte da própria instituição, para confecção de cadernos de artista e embalagens recicláveis; 6) confecção de diários de bordo/cadernos de artista; e 7) construção da ‘árvore dos sentimentos’, onde os estudantes expressaram seus sentimentos por meio de folhas feitas manualmente. Portanto, por meio de ações práticas e interdisciplinares, o estudo incentivou a conscientização ambiental e a adoção de práticas ecologicamente corretas.
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