Encontro de saberes
o popular e o acadêmico em vídeos jornalísticos de jovens agricultores
DOI:
https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3642Palavras-chave:
Extensão universitária, Jornalismo decolonial, Jornalismo sindical, Comunicação popularResumo
O artigo descreve e analisa uma experiência de educação não-formal envolvendo jovens jornalistas recém-formados e jovens agricultores de sindicatos filiados à Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura). Em uma série de oficinas nas cinco regiões do país, a proposta de criar vídeos curtos sobre o cotidiano do trabalho no campo teve como norte a perspectiva decolonial. Propôs-se o diálogo do jornalismo de referência profissional, representado pela equipe formadora, e a comunicação popular, da base dos trabalhadores sindicalizados. O texto aponta as características mais relevantes do processo e das produções resultantes. Sinaliza-se o caráter central da construção de uma metodologia dialógica para que se criem condições para o protagonismo autoral dos educandos e do encontro dos saberes eruditos e populares.
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