Projeto de matemática

Somando conhecimento após período da covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3635

Palavras-chave:

Tópicos de matemática; Extensão; Aulas online.

Resumo

Com o início da pandemia da COVID-19, foi decretado o isolamento social, diante desse cenário, muitas escolas, da rede particular ou pública, enfrentaram dificuldades em se adequar à nova realidade, visto que, muitas dessas escolas não apresentavam nenhum sistema de ensino online, ocasionando em dias e até meses sem aulas. O afastamento do ambiente escolar aumentou ainda mais a defasagem no ensino e aprendizagem da matemática, gerando diversos problemas inclusive, para aqueles que almejam se graduar em cursos relacionados às áreas exatas. Perante isso, esse projeto tem o objetivo de contribuir para minimizar a defasagem da aprendizagem de matemática, tendo como público alvo os ingressos no ensino médio de qualquer instituição de ensino, e acadêmicos do ensino superior que tenham necessidade de rever conceitos do ensino médio, em especial os acadêmicos do curso de engenharia florestal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO campus Ji-Paraná. Esse ambiente também pode ser utilizado como suporte no processo de revisão para aqueles que pretendem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Ofereceu-se um ambiente online de qualidade e com diversidade, contendo: apostilas, videoaulas, exercícios, questionários, entre outras ferramentas.

Referências

BEZERRA DE OLIVEIRA, Falconiere Leone; MOURA, Ciron de Oliveira. Contextualizando para aprender: contribuição da história da matemática no ensino fundamental. Extensão em Foco, [S.l.], n. 16, mai. 2018. ISSN 2358-7180. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i16.53318.

FACIONE, P. A. Critical thinking: a statement of expert consensus for purposes of educational assessment and instruction – executive summary “The Delphi Report”. Millbrae (US): California Academic Press; 1990

FONSECA, M. G.; GONTIJO, C. H. Pensamento crítico e criativo em Matemática em diretrizes curriculares nacionais. Ensino em Re -Vista, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 956–978, 2020. DOI: 10.14393/ER-v27n3a2020-8. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/54589. Acesso em: 17 ago. 2023.

GONTIJO, Cleyton Hércules. Relações entre Criatividade, Criatividade em Matemática e Motivação em Matemática de Alunos do Ensino Médio. 2007. 194f. Tese (Doutorado em Psicologia) –Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília/DF, 2007.

LISBOA, Marinês do Carmo Silva. Avaliação: o desafio de corrigir a defasagem das aprendizagens. 2013. 48 f. Monografia (Especialização) – Programa de Pós-graduação em Pedagogia, Universidade de Brasília, 2013.

LEMOS, André. Mídias Locativas e Territórios Informacionais. In: SANTAELLA, Lucia; ARANTES, Priscila. (eds.) Estéticas Tecnológicas. Novos Modos de Sentir. São Paulo, Educ., 2008, pp. 207-230. Disponível em: <http://facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/midia_locativa.pdf>. Acesso em: 12 mai. 2023.

NASCIMENTO, Ketly Dos Santos et al. Análise do índice de reprovação e evasão na disciplina de cálculo diferencial e integral 1 da UFCG – Cuité. Anais. III CONAPESC. Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/42911>. Acesso em: 24 jan. 2023.

SANTOS, Elias Oliveira Vieira Dos et al. O uso do podcast no ensino de matemática: um relato de experiência do programa residência pedagógica em tempos de pandemia. Anais do VIII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/84904>. Acesso em: 25 abr. 2023.

SILVA, Simone Martins da; ROSA, Adriane Ribeiro. O impacto da covid-19 na saúde mental dos estudantes e o papel das instituições de ensino como fator de promoção e proteção. Revista Prâksis, [S.L.], v. 2, p. 189-206, 3 maio 2021. Associação Pro-Ensino Superior em Novo Hamburgo. http://dx.doi.org/10.25112/rpr.v2i0.2446. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2446. Acesso em: 06 dez. 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-03

Como Citar

Meguro, W., Navarro , E. ., Mendonça , A., & Moreira, M. . (2024). Projeto de matemática : Somando conhecimento após período da covid-19. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 18, 1–14. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3635