Relato de Experiência

uso de paródia na Educação Infantil e no Ensino Superior

Autores

  • Vilma Ribeiro de Almeida Instituto Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-1643-7595
  • Diocilde Lorencini CMEI Rita Maria de Jesus Rebelo
  • Lucélia Lira Moura Teixeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
  • Amábia Braga Steindorf CMEI Rita Maria de Jesus Rebelo

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3580

Palavras-chave:

Prática educativa, ensino e aprendizagem, música, crianças, alunos

Resumo

Este texto relata a experiência desenvolvida a partir da prática pedagógica utilizando a construção de paródias, tratando da temática referente ao meio ambiente e sustentabilidade. Desenvolveu-se uma atividade com crianças da Educação Infantil, seguimento pré-escolar, e com uma turma do 5º período do curso de Licenciatura em Matemática e Química, com o objetivo de investigar o uso de paródias como estratégia de ensino e aprendizagem. Constatou-se que a prática pedagógica foi uma experiência exitosa, pois contribuiu com a formação dos estudantes e possibilitou a ruptura com as metodologias pré-estabelecidas para o ensino e a construção de outras formas de aprendizagens. Ademais, essa atividade permitiu que as crianças e os jovens envolvidos na realização da prática pedagógica se envolvessem com a temática proposta e construíssem saberes autônomos, integrativos e criativos, além de viabilizar a experiência da musicalidade no ensino.

Biografia do Autor

Vilma Ribeiro de Almeida, Instituto Federal do Tocantins

Doutoranda em Ensino no PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO (2016), licenciada em Pedagogia (2005) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professora - EBTT - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO - Campus Paraíso do Tocantins, TO.

Diocilde Lorencini, CMEI Rita Maria de Jesus Rebelo

Graduada em Pedagogia, gestora do CMEI Rita Maria de Jesus Rebelo e mestranda em Ensino pela Universidade Vale do Taquari Univates. 

Lucélia Lira Moura Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Estudante de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológia do Tocantins.

Amábia Braga Steindorf, CMEI Rita Maria de Jesus Rebelo

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Profa. no município de Itapema, SC, CMEI Rita Maria de Jesus Rebelo

Referências

CAVALCANTI, Valdir de Souza; LINS, Abigail Fregni. Aprendizagens dos conceitos sobre circunferência na perspectiva da teoria das situações didáticas. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 18, ano 1, p. 107-126, 2013. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/162. Acesso em: 13 abr. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

SILVA, Ellen Samara Pereira da; PEREIRA, Ingride Barros; MELO, Suzyanne Morais Firmino de. O uso da música no ensino de biologia: experiências com paródias. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM ARAPIRACA, 1., E SEMINÁRIO DE ESTÁGIO, 7., 2015, Arapiraca. Eixo temático educação escolar e diversidade, Anais [...], Arapiraca: Universidade Federal de Arapiraca, 2015, p. 1-12. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/ojs2-somente-consulta/index.php/cipar/article/view/1892. Acesso em 13 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2024-08-05

Como Citar

Ribeiro de Almeida, V., Lorencini, D. ., Lira Moura Teixeira, L. ., & Braga Steindorf, A. . (2024). Relato de Experiência: uso de paródia na Educação Infantil e no Ensino Superior. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 18, 1–12. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3580