Construção de saberes

a vivência e os desafios durante a pandemia do SARS-CoV-2 com projetos extensionistas agroecológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3510

Palavras-chave:

Agroecologia, educação popular, experiência, extensão universitária

Resumo

O presente artigo relata a experiência, durante a atuação no Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de desenvolvimento dos projetos “Saberes e Fazeres: as Ciências da Natureza no cotidiano de camponeses e camponesas agroecológicos da região da Zona da Mata Paraibana – Nordeste Brasileiro”, “Mobilização comunitária no Campo: Agroecologia como estratégia para fortalecer a Conservação e uso da Biodiversidade, no Município do Conde, Paraíba” e “Mobilização e Educação Popular: Ciências da Natureza e Sustentabilidade na Zona da Mata Paraibana”, realizados pelo Laboratório de Botânica Aplicada à Agroecologia (LABOAA) do Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE) da UFPB, no período de março de 2020 a abril de 2022. O propósito de tais projetos foi o de promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e os(as) agricultores(as) dos municípios paraibanos de Sapé, Conde e Cruz do Espírito Santo, de maneira a permitir, a partir da Educação Popular, não apenas a troca e a construção de saberes relacionados às Ciências da Natureza, mas também de sua aplicação na Agroecologia. Desse modo, este relato tem como objetivo compartilhar os aprendizados adquiridos e as limitações enfrentadas, ao longo dos referidos dois anos, concernentes à execução desses projetos no PROBEX/UFPB, durante a graduação no curso de Ciências Biológicas, a fim de promover a interdisciplinaridade com diversos cursos, departamentos e centros de ensino, além de com a própria comunidade externa.

Biografia do Autor

Gabriela Gonçalves Rolim de Morais, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Acadêmica do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), João Pessoa-PB, Brasil. E-mail: gabriela.morais@academico.ufpb.br

Rayanne Mayara Maia Lins, Universidade Federal da Paraíba

 Acadêmica do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), João Pessoa-PB, Brasil. E-mail: rayanne.maia@academico.ufpb.br 

Fernando Ferreira de Morais, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE), João Pessoa-PB, Brasil. E-mail: fernando.morais@academico.ufpb.br

Sueila Silva Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Tecnologia (CT), Departamento de Engenharia de Materiais (DEMAT), João Pessoa-PB, Brasil. E-mail: sueilaeng@yahoo.com.br

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Publicado

2024-08-06

Como Citar

Gonçalves Rolim de Morais, G., Mayara Maia Lins, R., Ferreira de Morais, F., & Silva Araújo, S. . (2024). Construção de saberes: a vivência e os desafios durante a pandemia do SARS-CoV-2 com projetos extensionistas agroecológicos. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 18, 1–25. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2024.18.3510