A experiência de extensão no projeto Espaço Social

identidades, memórias e culturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3452

Resumo

O projeto “Espaço Social: identidades, memórias e culturas” foi aprovado em edital e cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Área Cultura (Cota PROBEX 2016-2017). A nossa proposta de extensão partiu de diálogos realizados entre um grupo interdisciplinar e interinstitucional de professores/pesquisadores, que estão vinculados às universidades e outras instituições no estado da Paraíba. Esses profissionais das Humanidades fizeram reflexões no campo da História, Sociologia, Geografia, Pedagogia e Letras, totalizando 12 módulos. Esse exercício demonstrou a possibilidade de fomentar discussões complementares ao processo formativo aos egressos e acadêmicos das instituições de ensino superior, oriundos dos cursos de Ciências Humanas. O projeto foi realizado aos sábados, a partir da garantia de um espaçamento para evitar o comprometimento de outras atividades dos extensionistas e para não tornar tão oneroso o deslocamento. Destarte, vemos o caráter desse empreendimento com o envolvimento e a colaboração de pesquisadores de várias áreas do conhecimento, cujas perspectivas permitem uma visualização por diversos ângulos acerca da temática em questão. Totalizou como carga horária 180h, atendendo um público de egressos e de estudantes, que necessitaram de horas complementares na carga horária da graduação.

Palavras-chave: Curso de extensão; interdisciplinaridade; humanidades; matriculados; egressos.

Biografia do Autor

Francisco Fagundes de Paiva Neto, UEPB

Professor Doutor do Departamento de História na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus III, onde desenvolve atividades de extensão e orienta pesquisas nas áreas de biografia, cultura política, religião e política, usos políticos da memória, questão agrária, patrimônio cultural e conflitos sociais. Ministra disciplinas nas áreas de História do Brasil e História da América Latina. Possui Graduação em História/UFRN (licenciatura e bacharelado) com conclusão em 1994. Doutor em Ciências Sociais/UFCG (2012). Pós doutorado em HIstória/UFPE, 2021.

Downloads

Publicado

2023-04-28

Como Citar

Fagundes de Paiva Neto, F. (2023). A experiência de extensão no projeto Espaço Social: identidades, memórias e culturas. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 17, 1–15. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3452