Oficinas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3412

Palavras-chave:

Escrita científica, Popularização da ciência, feira de ciências, Inovação

Resumo

A Extensão Universitária é um importante veículo de comunicação entre a universidade e a sociedade, que visa a produção de conhecimentos e a interlocução das atividades acadêmicas de ensino e pesquisa, através de processos ativos de formação. Nesse sentido, a Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Frutal, tem colocado em prática diferentes iniciativas junto à comunidade externa, no sentido de estimular o interesse pelas ciências. Um dos momentos importantes dessa construção de conhecimento tem culminado nas Feiras de Ciências. Esse relato apresenta um conjunto de atividades desenvolvidas durante nove oficinas ofertadas para os docentes do ensino básico do Município de Frutal - MG. O intuito dessas oficinas é no sentido de auxiliar os professores do ensino fundamental e médio para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. As oficinas foram conduzidas algumas semanas antes da II Feira de Ciências da UEMG – Frutal e contaram com a participação de 12 palestrantes de 7 instituições acadêmicas de ensino técnico ou superior, e 15 docentes do ensino básico do Município. As oficinas tiveram como principais metas proporcionar aos docentes: (i) uma autonomia maior na elaboração de projetos de pesquisa; (ii) o entendimento dos procedimentos técnico-metodológicos que compõem um projeto científico; e (iii) a compreensão da importância da padronização e apresentação do projeto científico. Espera-se que os resultados obtidos gerem uma maior e melhor participação desses professores nas próximas feiras de ciências, bem como a capacitação daqueles para a publicação de trabalhos científicos obtidos a partir de seus projetos escolares. 

Biografia do Autor

Marcos Bohrer Monteiro Siqueira, Sociedade Brasileira dos Recursos Genéticos

Doutor em Ciências na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz - Universidade de São Paulo. Atualmente é Docente (Nível VI, Grau A) na Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Frutal. Tem experiência na área de Genética e Genômica Populacional de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: Genética e Genômica de populações, Marcadores Moleculares, Ecologia Aplicada em Agroecossistemas e Diversidade Genética.

Geisiane Rodrigues Dos Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais - Frutal

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN (bolsista FAPEMIG/PCRH, 2018-2020), é Mestre em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL, (bolsista da FAPEMIG, 2012-2013). Professora efetiva na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Giovanni Uema Alcantara , Universidade do Estado de Minas Gerais - Frutal

Possui graduação em Engenharia Química pelo Centro Universitário do Sagrado Coração (2019). Tem experiência na área de Química, com ênfase no setor de Qualidade, atuando principalmente nos setores sucroenergético e de desenvolvimento biotecnologia.

Wellington Ferreira do Nascimento

PhD em Ciências - Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Professor Adjunto C e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Monteiro Siqueira, M. B., Dos Santos, G. R. ., Alcantara , G. U. ., & Nascimento, W. F. do . (2023). Oficinas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, 17, 1–13. https://doi.org/10.35700/2359-0599.2023.17.3412