Roda de Conversa online com imigrantes como estratégia de promoção da saúde mental em tempos de Covid-19
Palavras-chave:
Saúde Mental, Imigração, Roda de Conversa, Extensão Universitária.Resumo
Este relato de experiência tem por objetivo compartilhar vivências do Grupo de Extensão Multidisciplinar de Apoio a Imigrantes (GEMAIs), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no período de pandemia de Covid-19. O grupo agiu como rede de apoio psicológico, por meio de rodas de conversa online, junto à população imigrante e identificou impactos significativos com o acolhimento do sofrimento psíquico advindo do distanciamento social.
doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n14.p122-126.3097
Referências
CAVALCANTI, Leonardo et al. Acompanhamento de fluxo e empregabilidade dos imigrantes no Brasil: Relatório Mensal do OBMigra Ano 1, Número 4, abril de 2020/ Observatório das Migrações Internacionais; Brasília, DF: OBMigra, 2020.
FILHA, Maria de Oliveira Ferreira.; LAZARTE, Rolando; BARRETO, Adalberto de Paula. Impacto e tendências do uso da Terapia Comunitária Integrativa na produção de cuidados em saúde mental. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 17, n. 2, p. 172-7, 2015.
MOURA, Adriana Ferro; LIMA, Maria Glória. A reinvenção da roda: roda de conversa, um instrumento metodológico possível. Universidade Federal da Paraíba. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v.23, n.1, p. 98-106, jan-jun. 2014.
RODRIGUES, Igor de Assis; CAVALCANTE, João Roberto; FAERSTEIN, Eduardo. Pandemia de Covid-19 e a saúde dos refugiados no Brasil. Physis, Rio de Janeiro, v. 30, n. 3, e300306, 2020.
SIMÕES, André; HALLAK NETO, João; CAVALCANTI, Leonardo; OLIVEIRA, Tadeu; MACEDO, Marília. Relatório Conjuntural: tendências da imigração e refúgio no Brasil. Observatório das Migrações Internacionais; Ministério da Justiça e Segurança Pública/ Coordenação Geral de Imigração Laboral. Brasília, DF: OBMigra, 2019.
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-10-08 (2)
- 2021-05-05 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.