Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-05-05. Leia a versão mais recente.

Oficinas de Identidade com adolescentes: relato de experiência de um projeto de extensão

Autores

Palavras-chave:

Psicologia Social, Identidade Psicossocial, Adolescência, Escola.

Resumo

Este relato objetiva apresentar as atividades desenvolvidas em um projeto de extensão com adolescentes. Foram realizadas quatro oficinas com estudantes de uma instituição de Ensino Médio integrado ao ensino profissionalizante. As oficinas proporcionaram aos participantes reflexões sobre aspectos de suas identidades, assim como suas perspectivas em relação ao futuro. Ainda, o projeto promoveu aos extensionistas vivências e reflexões acerca da prática em Psicologia e do conhecimento adquirido.

 

doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n14.p117-121.3050


Biografia do Autor

Janine Gudolle de Souza, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Psicologia - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2018). Mestranda em Psicologia - UFSM. Integrante do VIDAS - Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Psicologia Clínica - Social (UFSM).

Marjorie Ribeiro Macedo de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Psicologia - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2019). Mestranda em Psicologia - UFSM. Integrante do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Psicologia e Educação (GEPEPE/CCSH/UFSM).

Taís Fim Alberti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduação em Psicologia pelo Curso de Psicologia, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2003). Mestre em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE(2006), da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Doutora em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEDU(2011), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Atualmente é Docente Associada I do Departamento de Psicologia, do Centro de Ciências Sociais e Humanas/CCSH/UFSM. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado)e do programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), do Centro de Educação/UFSM. Líder do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Psicologia e Educação (GEPEPE/CCSH/UFSM).

Referências

ANJOS, R. E.; DUARTE, N. A adolescência inicial: comunicação íntima pessoal, atividade de estudo e formação de conceitos. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Org.) Periodização Histórico-Cultural do desenvolvimento psíquico. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. p. 195-219.

CIAMPA, A. C. Identidade. In: LANE, S.; CODO, W. (Org.). Psicologia Social - O homem em movimento. São Paulo, SP: Editora Brasiliense. 10ª Ed., 1992. p. 58-75.

Downloads

Publicado

2021-05-05

Versões

Como Citar

Gudolle de Souza, J., Ribeiro Macedo de Oliveira, M., & Fim Alberti, T. (2021). Oficinas de Identidade com adolescentes: relato de experiência de um projeto de extensão. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (14), 117–121. Recuperado de https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/caminhoaberto/article/view/3050

Edição

Seção

Relatos de Experiência