Por uma educação em direitos: relato de uma prática extensionista no Sul da Bahia
Palavras-chave:
Educação em Direitos. Extensão. Ensino Médio. Oficinas.Resumo
O presente trabalho apresenta um breve relato do Projeto de Extensão “Educação em Direitos: Universidade e(m) comunidade” realizado em 2019 por uma equipe de docentes e discentes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) no Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro (CIEPS). São vivências pautadas em ações educativas interdisciplinares destinadas à promoção da Educação em Direitos Humanos (EDH), no intuito de contribuir para a multiplicação dos saberes jurídicos em perspectiva emancipatória. Como resultado, identificou-se a pertinência de metodologias de aprendizagem ativa e a salutar interação entre Educação Superior e Básica.
doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n14.p127-131.2959
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 07 de maio de 2020.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 07 de maio de 2020.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf Acesso em: 07 de maio de 2020.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito à Educação, Diversidade e Educação em Direitos Humanos. In: Educação e Sociedade. Campinas, v. 33, n. 120, p. 715-726, jul.-set. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/04.pdf>. Acesso em: 07 de maio de 2020.
FREIRE. Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
_____. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
SILVA, Aida Maria Monteiro Silva; TAVARES, Celma. A cidadania ativa e sua relação com a educação em direitos humanos. RBPAE, v.27, n.1, 2011, p. 13-24. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19915/11556>. Acesso em: 07 de maio de 2020.
Downloads
Publicado
Versões
- 2021-10-08 (2)
- 2021-05-05 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Caminho Aberto, o autor cede integralmente a essa publicação seus direitos patrimoniais sobre a obra, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação brasileira específica (Lei 9.610/98).
O autor declara que o trabalho é original e inédito, não tendo sido publicado em outra revista nacional ou internacional.
Caso o mesmo texto venha a ser publicado em outro periódico, nacional ou internacional, o autor compromete-se a fazer menção à precedência de sua publicação na revista Caminho Aberto, citando-se, obrigatoriamente, a edição e a data dessa publicação.
O trabalho publicado na revista Caminho Aberto é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
O conteúdo e o teor dos textos publicados na revista Caminho Aberto são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas, mediante correta referência às fontes originais.
A Caminho Aberto está sob a Licença Creative Commons.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.