Ciência na rua: ação extensionista em Jacarezinho-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca80143-1502958

Palavras-chave:

desenvolvimento sustentável, divulgação científica, educação não formal.

Resumo

Este artigo descreve as atividades extensionistas realizadas durante o evento “Ciência na Rua”, organizado por acadêmicos de Ciências Biológicas, na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Jacarezinho. O evento foi realizado em praça pública, próximo à universidade. Durante o acontecimento, foram selecionados materiais da coleção zoológica do curso de graduação para a exibição. Foram realizados, ainda, observação de animais em microscópio estereoscópico, com o objetivo de observar estruturas dos exemplares expostos; promovidos jogos didáticos, para que os participantes tivessem acesso à termos biológicos; organizadas oficinas de desenhos, lideradas por estudantes com experiência em desenhos científicos; e apresentados os processos de compostagem, a partir de explicações de como o processo de decomposição em uma composteira doméstica.

http://dx.doi.org/10.35700/ca.2021.ano8n15.p143-149.2958

Biografia do Autor

Cibele Bender Raio, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Colegiado de Ciências Biológicas

Referências

AGANETTE, Elisangela; ALVARENGA, Lídia; SOUZA, Renato Rocha. Elementos Constitutivos do Conceito de Taxonomia. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v. 20, n. 3, p.77-93, set./dez. 2010. Disponível em:https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/3994/4807. Acesso em: 06 ago. 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 12 mai. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018.Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman & view= download & alias=104251-rces007-18 category_slug=dezembro-2018-pdf & Itemid=30192. Acesso em: 02 nov. 2020.

BRASIL. Senado Federal. Lei no 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm . Acesso em: 30 out. 2020.

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, 2012. Disponível em:https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional- de-Extensao.pdf. Acesso em: 8 abr. 2020.

GOLDBERG, Luciane Germano; YUNES, Maria Angela Mattar; FREITAS, José Vicente de. O desenho Infantil na ótica da ecologia do desenvolvimento humano. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 1, p. 97-106, abr. 2005. Disponível em:https://www.scielo.br/pdf/pe/v10n1/v10n1a11. Acesso em: 18 nov. 2020.

Organização das Nações Unidas. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em:https://nacoesunidas.org/wpcontent/uploads/2015/10/agenda2030-pt-br.pdf. Acesso em 20 nov. 2020.

TORRES, João Batista et al. Acidente por Tityus serrulatus e suas implicações epidemiológicas no Rio Grande do Sul. Rev. Saúde Pública, Viamão, v. 5, n. 36, p.631-633, 2002.

VIVO, Mario de; SILVEIRA, Luís Fábio; NASCIMENTO, Fábio Oliveira do. Reflexões sobre coleções zoológicas, sua curadoria e a inserção dos Museus na estrutura universitária brasileira. Arquivos de Zoologia: Museu da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 45, n.esp, p 105-113, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/azmz/article/view/88076/90963. Acesso em: 4 out. 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-28 — Atualizado em 2021-10-08

Versões

Edição

Seção

Relatos de Experiência