Esta é uma versão desatualizada publicada em 2016-02-17. Leia a versão mais recente.

Perfil dos usuários do LIOP – Laboratório de Informação e Orientação Profissional da UFSC: mudanças observadas nos últimos anos

Autores

  • Mariana Danielli Bonadiman Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC)
  • Luisa Almeida Scaff Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Marucia Patta Bardagi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Iúri Novaes Luna Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.35700/ca201503%25p1880

Palavras-chave:

Serviços universitários. Orientação profissional. Carreira

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar características demográficas e educacionais dos clientes de um serviço universitário de carreira. Foram analisados os 207 protocolos de clientes atendidos em 2011, 2012 e 2013. Entre os resultados, observa-se o predomínio de mulheres (61,83%), adolescentes e jovens adultos entre 14 e 30 anos (79,32%) e provenientes de escolas públicas. Houve aumento de procura por serviços de preparação para aposentadoria e também por parte de clientes adultos jovens. Entre outros aspectos, esses dados confirmam a ampliação da busca por intervenções de carreira por parte de públicos diferentes do adolescente e, assim, indicam a necessidade de ajuste das intervenções às características de tais públicos e de se conceber a orientação como estratégia de intervenção ao longo da vida.

DOI: http://dx.doi.org/10.35700/ca.2015.ano2n3.p91-100.1880

Biografia do Autor

Mariana Danielli Bonadiman, Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC)

Aluna do Curso de Graduação em Psicologia da UFSC

Luisa Almeida Scaff, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Aluna do Curso de Graduação em Psicologia da UFSC

Marucia Patta Bardagi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Psicóloga e doutora em Psicologia (UFRGS).  Professora do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC.

Iúri Novaes Luna, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Psicólogo, mestre em administração e doutor em sociologia política pela UFSC. Professor adjunto do Departamento de Psicologia da UFSC. Área de atuação principal: Psicologia das Organizações e do Trabalho; Gestão de Pessoas; Escolha Profissional, Desenvolvimento de Carreira e Aposentadoria.

Publicado

2016-02-17

Versões

Como Citar

Bonadiman, M. D., Scaff, L. A., Bardagi, M. P., & Luna, I. N. (2016). Perfil dos usuários do LIOP – Laboratório de Informação e Orientação Profissional da UFSC: mudanças observadas nos últimos anos. Caminho Aberto: Revista De extensão Do IFSC, (3). https://doi.org/10.35700/ca201503%p1880

Edição

Seção

Artigos